Q

Previsão do tempo

19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 22° C
19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C

Loja-ateliê “Sá Nogueira Ceramics” abre no centro da cidade

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Sá Nogueira Ceramics” é como se designa a nova loja-ateliê que abriu no passado sábado no centro da cidade das Caldas da Rainha. É um projeto de Amélia Santos Sá Nogueira e de José Duarte Sá Nogueira que têm desde 2001 um ateliê em A-dos-Francos, com uma equipa de seis pessoas que produzem de forma manual e artesanal um vasto leque de produtos onde o azulejo é o elemento central das peças produzidas.
Um novo projeto de Amélia Santos Sá Nogueira e de José Duarte Sá Nogueira, que têm ateliê em A-dos-Francos

“Sá Nogueira Ceramics” é como se designa a nova loja-ateliê que abriu no passado sábado no centro da cidade das Caldas da Rainha. É um projeto de Amélia Santos Sá Nogueira e de José Duarte Sá Nogueira que têm desde 2001 um ateliê em A-dos-Francos, com uma equipa de seis pessoas que produzem de forma manual e artesanal um vasto leque de produtos onde o azulejo é o elemento central das peças produzidas.

O novo espaço foi inaugurado com a presença de vários amigos e entidades. Até agora, o feedback tem sido muito positivo. Segundo a Amélia Santos Sá Nogueira, as “pessoas que nos visitaram estão muitos satisfeitas com o facto de termos trazido um prolongamento do nosso ateliê de A-dos-Francos para a cidade”.

“Sá Nogueira Ceramics” é um espaço de exposição, venda e de trabalho com pintura em azulejos ao vivo.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, a responsável disse que o ateliê de azulejaria Sá Nogueira tem crescido muito nos últimos dois anos. “A pandemia trouxe novas exigências habitacionais à população e tivemos sobretudo neste último ano várias pessoas, inclusive do estrangeiro, a visitar o nosso ateliê em A-dos-Francos e enquanto pequena unidade produtiva não industrial obrigava-nos a parar o trabalho, daí a necessidade de criar o novo espaço para aqueles que queiram conhecer aquilo que fazemos”, contou.

“Do barro à peça final o objeto artesanal antes de seguir para o cliente passa pelas nossas mãos. É um trabalho que pretende preservar a tradição”, adiantou.  

O ateliê trabalha essencialmente a azulejaria do século XVI, que através dos padrões azulejares derivaram um conjunto de peças utilitárias e decorativas, sempre com a mesma lógica do padrão do azulejo. Nos últimos tempos criaram vários objetos com a técnica de relevo diversificando as peças.

Segundo Amélia Santos Sá Nogueira, “saímos da nossa zona de conforto e estamos a criar azulejos inspirados na volumetria e cores, utilizando técnicas completamente diferentes, onde o cliente pode fazer o próprio desenho que pretende introduzir no seu espaço”.

A nova loja-ateliê vai ter brevemente um conjunto de imagens que retratam a rota do azulejo do século XVI, que se inicia no ano de 1498, pelo Rei D. Manuel I, numa das suas viagens a Espanha. Portugal aprendeu o método de fabrico e de pintura, e o azulejo português tornou-se das marcas de expressão mais fortes da sua cultura.

Amélia e José Duarte Sá Nogueira querem que o novo ateliê seja também um espaço onde cada azulejo exposto possa contar a sua “história e identidade”. “Já temos vários pedidos para visitas, nomeadamente de estrangeiros e de escolas, porque o azulejo não é só um objeto bonito, podemos por exemplo contar a história das Caldas da Rainha através da azulejaria”, referiram.

Pretendem ainda desenvolver atividades e eventos cerâmicos. Para o Natal vão dinamizar um workshop para crianças criarem peças decorativas para a época natalícia.

“Sá Nogueira Ceramics” está aberto ao público de segunda a sábado e situa-se na Rua Coronel Andrada Mendoça, 22.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Nadadouro homenageia lavadeiras em novo espaço verde

A estátua de uma lavadeira, da autoria de José Carlos Almeida, colocada no novo espaço verde do Nadadouro, inaugurado no passado sábado, pretende homenagear as mulheres que durante anos se dedicaram a esta profissão naquela freguesia.

lavadeirasnadadouro1

Vitória do Caldas Rugby Clube no último jogo em casa

Na última partida desta época do Campeonato Nacional da 1ª Divisão no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, nas Caldas da Rainha, o Caldas Rugby Clube recebeu o Bairrada, na nona jornada do Grupo de Permanência, e venceu por 43-30.

Carlos Prieto a caminho do toque de meta