Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Loja-ateliê “Sá Nogueira Ceramics” abre no centro da cidade

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Sá Nogueira Ceramics” é como se designa a nova loja-ateliê que abriu no passado sábado no centro da cidade das Caldas da Rainha. É um projeto de Amélia Santos Sá Nogueira e de José Duarte Sá Nogueira que têm desde 2001 um ateliê em A-dos-Francos, com uma equipa de seis pessoas que produzem de forma manual e artesanal um vasto leque de produtos onde o azulejo é o elemento central das peças produzidas.
Um novo projeto de Amélia Santos Sá Nogueira e de José Duarte Sá Nogueira, que têm ateliê em A-dos-Francos

“Sá Nogueira Ceramics” é como se designa a nova loja-ateliê que abriu no passado sábado no centro da cidade das Caldas da Rainha. É um projeto de Amélia Santos Sá Nogueira e de José Duarte Sá Nogueira que têm desde 2001 um ateliê em A-dos-Francos, com uma equipa de seis pessoas que produzem de forma manual e artesanal um vasto leque de produtos onde o azulejo é o elemento central das peças produzidas.

O novo espaço foi inaugurado com a presença de vários amigos e entidades. Até agora, o feedback tem sido muito positivo. Segundo a Amélia Santos Sá Nogueira, as “pessoas que nos visitaram estão muitos satisfeitas com o facto de termos trazido um prolongamento do nosso ateliê de A-dos-Francos para a cidade”.

“Sá Nogueira Ceramics” é um espaço de exposição, venda e de trabalho com pintura em azulejos ao vivo.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, a responsável disse que o ateliê de azulejaria Sá Nogueira tem crescido muito nos últimos dois anos. “A pandemia trouxe novas exigências habitacionais à população e tivemos sobretudo neste último ano várias pessoas, inclusive do estrangeiro, a visitar o nosso ateliê em A-dos-Francos e enquanto pequena unidade produtiva não industrial obrigava-nos a parar o trabalho, daí a necessidade de criar o novo espaço para aqueles que queiram conhecer aquilo que fazemos”, contou.

“Do barro à peça final o objeto artesanal antes de seguir para o cliente passa pelas nossas mãos. É um trabalho que pretende preservar a tradição”, adiantou.  

O ateliê trabalha essencialmente a azulejaria do século XVI, que através dos padrões azulejares derivaram um conjunto de peças utilitárias e decorativas, sempre com a mesma lógica do padrão do azulejo. Nos últimos tempos criaram vários objetos com a técnica de relevo diversificando as peças.

Segundo Amélia Santos Sá Nogueira, “saímos da nossa zona de conforto e estamos a criar azulejos inspirados na volumetria e cores, utilizando técnicas completamente diferentes, onde o cliente pode fazer o próprio desenho que pretende introduzir no seu espaço”.

A nova loja-ateliê vai ter brevemente um conjunto de imagens que retratam a rota do azulejo do século XVI, que se inicia no ano de 1498, pelo Rei D. Manuel I, numa das suas viagens a Espanha. Portugal aprendeu o método de fabrico e de pintura, e o azulejo português tornou-se das marcas de expressão mais fortes da sua cultura.

Amélia e José Duarte Sá Nogueira querem que o novo ateliê seja também um espaço onde cada azulejo exposto possa contar a sua “história e identidade”. “Já temos vários pedidos para visitas, nomeadamente de estrangeiros e de escolas, porque o azulejo não é só um objeto bonito, podemos por exemplo contar a história das Caldas da Rainha através da azulejaria”, referiram.

Pretendem ainda desenvolver atividades e eventos cerâmicos. Para o Natal vão dinamizar um workshop para crianças criarem peças decorativas para a época natalícia.

“Sá Nogueira Ceramics” está aberto ao público de segunda a sábado e situa-se na Rua Coronel Andrada Mendoça, 22.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161