Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 17° C

Descerrada em Óbidos placa evocativa de combate de 1808

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma placa evocativa do primeiro confronto (15 agosto de 1808) entre o exército anglo-luso e o exército imperial francês, em solo português, que marcou o início daquele que seria um dos maiores conflitos ocorridos no país - a Guerra Peninsular – foi descerrada na passada segunda-feira em Óbidos.
O presidente da Câmara de Óbidos descerrou a placa

Uma placa evocativa do primeiro confronto (15 agosto de 1808) entre o exército anglo-luso e o exército imperial francês, em solo português, que marcou o início daquele que seria um dos maiores conflitos ocorridos no país – a Guerra Peninsular – foi descerrada na passada segunda-feira em Óbidos.

Trata-se de uma iniciativa privada por parte de um cidadão interessado sobre o tema, com o apoio do Município de Óbidos.

A placa, com explicação em português e inglês, ficou inserida numa casa na Estrada da Estação, ao lado do Rio Arnóia e ponte do Mocharro.

A Guerra Peninsular acontece no seguimento do conflito entre a França e o Reino Unido, motivada pelo expansionismo napoleónico e ocorre entre 1808 e 1814, devastando grande parte do país, após este sofrer três invasões.

Pretende-se, deste modo, assinalar o acontecimento, junto à ponte do Mocharro, local onde ocorreram os primeiros combates, e dar conhecimento aos visitantes e interessados mais informação sobre a história de Óbidos e da região.

A data marca também o princípio de importantes transformações sócio-políticas em Portugal, que culminam na implantação do regime constitucional e parlamentar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).