Q

Previsão do tempo

22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 27° C
22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 27° C
23° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 30° C

Descerrada em Óbidos placa evocativa de combate de 1808

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma placa evocativa do primeiro confronto (15 agosto de 1808) entre o exército anglo-luso e o exército imperial francês, em solo português, que marcou o início daquele que seria um dos maiores conflitos ocorridos no país - a Guerra Peninsular – foi descerrada na passada segunda-feira em Óbidos.
O presidente da Câmara de Óbidos descerrou a placa

Uma placa evocativa do primeiro confronto (15 agosto de 1808) entre o exército anglo-luso e o exército imperial francês, em solo português, que marcou o início daquele que seria um dos maiores conflitos ocorridos no país – a Guerra Peninsular – foi descerrada na passada segunda-feira em Óbidos.

Trata-se de uma iniciativa privada por parte de um cidadão interessado sobre o tema, com o apoio do Município de Óbidos.

A placa, com explicação em português e inglês, ficou inserida numa casa na Estrada da Estação, ao lado do Rio Arnóia e ponte do Mocharro.

A Guerra Peninsular acontece no seguimento do conflito entre a França e o Reino Unido, motivada pelo expansionismo napoleónico e ocorre entre 1808 e 1814, devastando grande parte do país, após este sofrer três invasões.

Pretende-se, deste modo, assinalar o acontecimento, junto à ponte do Mocharro, local onde ocorreram os primeiros combates, e dar conhecimento aos visitantes e interessados mais informação sobre a história de Óbidos e da região.

A data marca também o princípio de importantes transformações sócio-políticas em Portugal, que culminam na implantação do regime constitucional e parlamentar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atividade física e da saúde no Vau

No passado dia 1 a Junta de Freguesia do Vau, em Óbidos, assinalou o dia da atividade física e da saúde, na tentativa de incentivar a realização regular de exercício físico e lutar contra o sedentarismo. Participaram o instrutor de zumba, João Santos, e Marisa...

vau

Novo comandante na Capitania da Nazaré

O capitão-de-fragata Lopes Figueiredo tomou posse na passada terça-feira do cargo de capitão do porto da Nazaré, durante uma cerimónia protocolar que teve lugar no Forte de São Miguel Arcanjo.

comandante