Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
15° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C

Inventariação de borboletas noturnas na Mata Municipal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No decorrer do trabalho de inventariação das borboletas noturnas da Mata Municipal do Bombarral, durante o mês de julho, foi detetada a presença de uma pequena borboleta noturna, a Dasycera oliviella (Fabricius, 1794). Esta espécie, que pertence à família Oecophoridae, é inserida no que se designa de micro borboletas. Apesar das cores garridas e padrões […]
Micro borboleta com cerca de 8mm de comprimento

No decorrer do trabalho de inventariação das borboletas noturnas da Mata Municipal do Bombarral, durante o mês de julho, foi detetada a presença de uma pequena borboleta noturna, a Dasycera oliviella (Fabricius, 1794). Esta espécie, que pertence à família Oecophoridae, é inserida no que se designa de micro borboletas. Apesar das cores garridas e padrões singulares, esta borboleta tem apenas cerca de 8mm de comprimento.

Com uma distribuição em Portugal Continental a norte do rio tejo e poucos registos na zona Oeste, é uma espécie típica de florestas maduras, em particular de carvalhos, onde a lagarta se alimenta de madeira em decomposição, contribuindo assim para a renovação do solo florestal.
Desde março de 2021 que tem vindo a ser efetuado o levantamento das espécies de borboletas noturnas que ocorrem na Mata Municipal do Bombarral. Este trabalho insere-se também no projeto Rede de Estações de Borboletas Noturnas, que tem como coordenador geral Helder Cardoso.
Em Portugal existem mais de 2800 espécies de borboletas conhecidas. Ao contrário das borboletas diurnas, o estudo das borboletas noturnas pode ser realizado com recurso a um método passivo de elevado sucesso, e que se apoia na sua atração com recurso a armadilhas luminosas. Estas armadilhas consistem num meio atrativo (uma lâmpada especial e um contentor onde as borboletas entram até serem examinadas, identificadas e contadas). Se esta armadilha funcionar no mesmo local em períodos alargados de tempo, é denominada por “estação”.
Qualquer pessoa individual, ou grupo, pode criar a sua própria estação. Basta adquirir ou construir uma caixa de amostragem e lâmpada adequada e começar a registar as borboletas que aparecem. Uma estação pode ser criada tanto em ambiente mais urbano, num jardim ou varanda, por exemplo, como num local mais remoto e natural.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1