Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C

Inventariação de borboletas noturnas na Mata Municipal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No decorrer do trabalho de inventariação das borboletas noturnas da Mata Municipal do Bombarral, durante o mês de julho, foi detetada a presença de uma pequena borboleta noturna, a Dasycera oliviella (Fabricius, 1794). Esta espécie, que pertence à família Oecophoridae, é inserida no que se designa de micro borboletas. Apesar das cores garridas e padrões […]
Micro borboleta com cerca de 8mm de comprimento

No decorrer do trabalho de inventariação das borboletas noturnas da Mata Municipal do Bombarral, durante o mês de julho, foi detetada a presença de uma pequena borboleta noturna, a Dasycera oliviella (Fabricius, 1794). Esta espécie, que pertence à família Oecophoridae, é inserida no que se designa de micro borboletas. Apesar das cores garridas e padrões singulares, esta borboleta tem apenas cerca de 8mm de comprimento.

Com uma distribuição em Portugal Continental a norte do rio tejo e poucos registos na zona Oeste, é uma espécie típica de florestas maduras, em particular de carvalhos, onde a lagarta se alimenta de madeira em decomposição, contribuindo assim para a renovação do solo florestal.
Desde março de 2021 que tem vindo a ser efetuado o levantamento das espécies de borboletas noturnas que ocorrem na Mata Municipal do Bombarral. Este trabalho insere-se também no projeto Rede de Estações de Borboletas Noturnas, que tem como coordenador geral Helder Cardoso.
Em Portugal existem mais de 2800 espécies de borboletas conhecidas. Ao contrário das borboletas diurnas, o estudo das borboletas noturnas pode ser realizado com recurso a um método passivo de elevado sucesso, e que se apoia na sua atração com recurso a armadilhas luminosas. Estas armadilhas consistem num meio atrativo (uma lâmpada especial e um contentor onde as borboletas entram até serem examinadas, identificadas e contadas). Se esta armadilha funcionar no mesmo local em períodos alargados de tempo, é denominada por “estação”.
Qualquer pessoa individual, ou grupo, pode criar a sua própria estação. Basta adquirir ou construir uma caixa de amostragem e lâmpada adequada e começar a registar as borboletas que aparecem. Uma estação pode ser criada tanto em ambiente mais urbano, num jardim ou varanda, por exemplo, como num local mais remoto e natural.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto