Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C

“Barulho” leva Junta de Freguesia a pretender capturar pavões

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório informou nesta segunda-feira que está “a recolher dados para planear a abordagem de captura dos pavões" que desde há vários anos passeiam pela cidade das Caldas da Rainha, bem como a "implementação de estratégias para impedir a fuga e controlo populacional dos mesmos”, na sequência de “excesso de barulho em meio urbano”.

A União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório informou nesta segunda-feira que está “a recolher dados para planear a abordagem de captura dos pavões” que desde há vários anos passeiam pela cidade das Caldas da Rainha, bem como a “implementação de estratégias para impedir a fuga e controlo populacional dos mesmos”, na sequência de “excesso de barulho em meio urbano”.

A junta de freguesia relatou, em comunicado, o “incómodo, que causa aos fregueses, o excesso de barulho dos pavões em meio urbano” e por isso tem vindo a “efetuar esforços no sentido de solucionar a situação”.

Também refere que já foram contactados os serviços veterinários especializados para resolver a questão da “deambulação dos pavões na via pública”, mas “tendo em consideração o seu caráter assilvestrado e o bem estar geral, os procedimentos de captura serão de elevada dificuldade”, apelando à população para não interagir com as aves. 

A questão gerou diversos comentários nas redes sociais, alertando que o executivo da junta “devia era de se preocupar com o ruído da música às duas e meia da manhã no Parque D. Carlos I [alusão a eventos que ali decorreram], que além de incomodar os residentes, hóspedes do hotel [na Rua de Camões] e utentes da Misericórdia [sediada junto ao Parque], certamente também incomoda os pavões”.

“Deixem os animais serem livres, pois já são uma imagem de marca nas Caldas da Rainha e só trazem alegria aos transeuntes”, é outro dos comentários.

A intenção da autarquia não está a ser compreendida, levando a população a retorquir que quem se sente incomodado o melhor é “comprar uns tampões” para os ouvidos.

“Os bichos não fazem mal a ninguém nem fazem nenhum incómodo”, pode também ler-se.

A Associação Rede Leonardo Da Vinci – Proteção Animal transmitiu ter ficado “incrédula” com o comunicado da junta de freguesia. “Os pavões incomodam quem? Não haverá na cidade outras coisas que realmente incomodam?”, questionou.

Perante o rol de contestações à medida anunciada, não se vislumbra como possa ser executada sem que os protestos subam de tom, mesmo perante um abaixo-assinado de moradores apresentado na Assembleia de Freguesia sobre o “barulho” que os pavões fazem.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Nadadouro homenageia lavadeiras em novo espaço verde

A estátua de uma lavadeira, da autoria de José Carlos Almeida, colocada no novo espaço verde do Nadadouro, inaugurado no passado sábado, pretende homenagear as mulheres que durante anos se dedicaram a esta profissão naquela freguesia.

lavadeirasnadadouro1

Vitória do Caldas Rugby Clube no último jogo em casa

Na última partida desta época do Campeonato Nacional da 1ª Divisão no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, nas Caldas da Rainha, o Caldas Rugby Clube recebeu o Bairrada, na nona jornada do Grupo de Permanência, e venceu por 43-30.

Carlos Prieto a caminho do toque de meta