Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C

Bombeiros caldenses trouxeram 44 refugiados ucranianos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O autocarro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha trouxe para Portugal 44 refugiados ucranianos, chegando na madrugada da passada sexta-feira a Mafra, concelho que os acolheu.
O chefe Vítor Tavares, o subchefe Sabino Bonifácio, a adjunta Bruna Simões e o comandante Nelson Cruz

O autocarro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha trouxe para Portugal 44 refugiados ucranianos, chegando na madrugada da passada sexta-feira a Mafra, concelho que os acolheu.

O chefe Vítor Tavares e o subchefe Sabino Bonifácio foram os bombeiros destacados para esta missão e mostram-se orgulhosos por terem dado o seu contributo para salvar estas vidas e prontos para nova ajuda humanitária que possa ser desencadeada pela Liga dos Bombeiros Portugueses, autarquias e paróquias.

O autocarro dos bombeiros caldenses inseriu-se numa coluna formada pelas corporações de bombeiros de Mafra, Carnaxide, Alenquer, Óbidos, Lourinhã e Macedo de Cavaleiros, que transportaram equipamentos de proteção individual para os bombeiros da Ucrânia assim como medicamentos e cinco ambulâncias.

A tarefa não foi fácil e complicou-se com uma avaria no compressor de ar do autocarro, que tinha saído das Caldas da Rainha no dia 10 de março. Na noite do dia seguinte a avaria obrigou à paragem em Besançon, perto da fronteira de França com a Alemanha. Como se entrava no fim de semana e era preciso uma peça mecânica, o autocarro só ficou pronto a rodar no dia 16, mas já se havia arranjado uma solução intermédia, que foi fretar mais um autocarro desde a Polónia, que foi ao encontro dos bombeiros caldenses, em solo francês, em Clermont-Ferrand.

Com o chefe e o subchefe também já se encontravam o comandante Nelson Cruz e a adjunta Bruna Simões, que ajudaram a resolver os problemas burocráticos e acompanharam o transporte dos 44 refugiados, que se juntaram a um leque de mais 60 ucranianos que vieram para Portugal noutro autocarro e em três carrinhas. A aguardá-los tinham o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, os serviços sociais e de saúde, de forma a serem integrados com plenos direitos em Portugal.

“Vieram com um sentimento de tristeza e de alegria. Tristeza, porque deixaram lá os entes queridos. Alegria, ainda que contida, por se encontrarem a salvo”, contou Vítor Tavares, que manifestou satisfação pela “missão cumprida”. Sabino Bonifácio referiu que estava pronto para ir buscar mais refugiados, mostrando-se também orgulhoso pelo papel atribuído aos soldados da paz.

O comandante e a adjunta do comando elogiaram os dois bombeiros, considerando que foram “incansáveis e merecedores de um reconhecimento público, pelo espírito de sacrifício e pela forma abnegada e altruísta que tão bem representa o nosso corpo de bombeiros”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Nadadouro homenageia lavadeiras em novo espaço verde

A estátua de uma lavadeira, da autoria de José Carlos Almeida, colocada no novo espaço verde do Nadadouro, inaugurado no passado sábado, pretende homenagear as mulheres que durante anos se dedicaram a esta profissão naquela freguesia.

lavadeirasnadadouro1

Vitória do Caldas Rugby Clube no último jogo em casa

Na última partida desta época do Campeonato Nacional da 1ª Divisão no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, nas Caldas da Rainha, o Caldas Rugby Clube recebeu o Bairrada, na nona jornada do Grupo de Permanência, e venceu por 43-30.

Carlos Prieto a caminho do toque de meta