Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
17° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
17° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C

Empresários trazem refugiados de autocarro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Três empresários da Lourinhã reuniram apoios e conseguiram levar para a vila, no passado domingo, 55 refugiados ucranianos, tendo aos adultos sido garantido emprego na região, assim como uma parte das famílias vai ter direito a alojamento em moradias oferecidas durante pelo menos por um ano.
À chegada foram cantados os parabéns a uma jovem ucraniana que completou 16 anos

Três empresários da Lourinhã reuniram apoios e conseguiram levar para a vila, no passado domingo, 55 refugiados ucranianos, tendo aos adultos sido garantido emprego na região, assim como uma parte das famílias vai ter direito a alojamento em moradias oferecidas durante pelo menos por um ano.

O casal Gabriela Jesus e Mário Ferreira, donos da pastelaria Doce Fantasia e da padaria Ó Pão, foi quem desencadeou esta iniciativa, não ficando indiferente à aflição de quem fugiu da guerra e à necessidade de ter condições para uma nova vida. A eles juntou-se David Batista, do Paradise Group, do ramo imobiliário, e antes da partida para Varsóvia, na Polónia, onde uma equipa de cinco pessoas foi buscar os refugiados, foi criada a associação Peaceful Essence (Essência da Paz, em português), que suporta o projeto “Portugueses pela Paz”, gestor da logística desta operação.

Com o apoio de empresários belgas e franceses foram suportadas as despesas com a viagem e através da venda de três mil t-shirts foi angariado dinheiro para os refugiados, que têm emprego à sua espera em Portugal. “Graças a empresários que estão com falta de mão de obra, foi oferecido trabalho na agricultura, numa empresa de peixe congelado e noutros ramos”, revelou David Batista.

32 pessoas vão ficar alojadas em casas de familiares e as restantes receberam a oferta de moradias. “As pessoas que cederam gratuitamente as casas também pagam a água, luz e outras despesas, para que tenham o conforto total”, referiu o empresário.

Foi em ambiente de festa, com a presença de um rancho folclórico e muitas pessoas que quiseram transmitir o seu carinho a quem fugiu da guerra, deixando tudo para trás, que foi feita a receção aos refugiados.

Após cerca de sete mil quilómetros, estavam todos exaustos quando chegaram à Lourinhã, mas ainda houve tempo para festejar os 16 anos de uma jovem ucraniana, que tal como os seus compatriotas vai tentar esquecer os pesadelos e iniciar uma caminhada longe de bombardeamentos e tiros. 

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rota1

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.

morgado