Q

Previsão do tempo

8° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
8° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 18° C
8° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

AIRO pede medidas para combater insuficiência energética

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO) pediu ao Governo para reabrir as centrais a carvão para combater a insuficiência energética, medida que estima permitirá um aumento de produção até 1,8 gigawatts.

A Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO) pediu ao Governo para reabrir as centrais a carvão para combater a insuficiência energética, medida que estima permitirá um aumento de produção até 1,8 gigawatts.

De acordo com a AIRO, a eletricidade tem um forte impacto nos custos das empresas, o que se agrava na região Oeste pela indústria ligada ao setor alimentar, nomeadamente peixe, frutícolas e hortícolas, que precisam de câmaras frigoríficas ligadas 24 horas por dia, para além do gás na cerâmica ou dos combustíveis para as empresas de distribuição de produtos alimentares.
“A eletricidade, com um aumento de 14 vezes no último ano, de 42,51€/megawatt para 542,72€, é incomportável, esperando-se nos próximos dias valores de 600 a 700, bem como o gás, com um aumento só nas últimas semanas de 85%”, aponta.
A AIRO reclama a diminuição da carga fiscal sobre todos os produtos energéticos e quer acelerar as medidas previstas no âmbito da eficiência energética, neutralidade carbónica e comunidades de energia.
Aumentar a liberalização dos mercados energéticos, nomeadamente do gás, permitindo a entrada de novos operadores no mercado ou a possibilidade da compra direta pelas empresas em mercados externos, criar uma bolsa de matérias-primas com os países próximos, por exemplo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, incentivando a compra aos mesmos face à dependência de Portugal, são outras medidas pretendidas.
“A AIRO tem definido no seu plano estratégico um conjunto de medidas para a neutralidade carbónica, a sustentabilidade e afirmação da Região Oeste como um exemplo nas boas práticas como uma região verde, mas dada a situação mundial em que vivemos consideramos urgente intervir e tomar medidas de emergência nacional que defendam as empresas e as nossas famílias”, sustenta a AIRO.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1