Q

Previsão do tempo

20° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
20° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
20° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 18° C

AIRO pede medidas para combater insuficiência energética

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO) pediu ao Governo para reabrir as centrais a carvão para combater a insuficiência energética, medida que estima permitirá um aumento de produção até 1,8 gigawatts.

A Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO) pediu ao Governo para reabrir as centrais a carvão para combater a insuficiência energética, medida que estima permitirá um aumento de produção até 1,8 gigawatts.

De acordo com a AIRO, a eletricidade tem um forte impacto nos custos das empresas, o que se agrava na região Oeste pela indústria ligada ao setor alimentar, nomeadamente peixe, frutícolas e hortícolas, que precisam de câmaras frigoríficas ligadas 24 horas por dia, para além do gás na cerâmica ou dos combustíveis para as empresas de distribuição de produtos alimentares.
“A eletricidade, com um aumento de 14 vezes no último ano, de 42,51€/megawatt para 542,72€, é incomportável, esperando-se nos próximos dias valores de 600 a 700, bem como o gás, com um aumento só nas últimas semanas de 85%”, aponta.
A AIRO reclama a diminuição da carga fiscal sobre todos os produtos energéticos e quer acelerar as medidas previstas no âmbito da eficiência energética, neutralidade carbónica e comunidades de energia.
Aumentar a liberalização dos mercados energéticos, nomeadamente do gás, permitindo a entrada de novos operadores no mercado ou a possibilidade da compra direta pelas empresas em mercados externos, criar uma bolsa de matérias-primas com os países próximos, por exemplo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, incentivando a compra aos mesmos face à dependência de Portugal, são outras medidas pretendidas.
“A AIRO tem definido no seu plano estratégico um conjunto de medidas para a neutralidade carbónica, a sustentabilidade e afirmação da Região Oeste como um exemplo nas boas práticas como uma região verde, mas dada a situação mundial em que vivemos consideramos urgente intervir e tomar medidas de emergência nacional que defendam as empresas e as nossas famílias”, sustenta a AIRO.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Isto ou Vai… Ou Rocha! Uma Revista e Peras” em cena

O Grupo Gente Gira (GGG), que estreou a sua nova revista (“Isto ou Vai… Ou Rocha! Uma Revista e Peras”) no passadocarnaval, continua em cena no Cine-Auditório Valentina de Abreu, no Cadaval. Nos dias 5 e 12 de março foi a vez dos utentes das instituições...

revista 1

Dia do Pai nos Pimpões

A Sociedade de Instrução e Recreio Os Pimpões proporcionou uma manhã de diversão para os seus alunos e sócios nopassado domingo, Dia do Pai. Com início às dez horas, as Piscinas Municipais das Caldas da Rainha estiveram abertas em regime de horário livre, no...

dia

Workshop “Técnica de Remada”

O SUPCRC, secção de SUP (stand up paddle) do Caldas Rugby Clube, organizou no passado sábado um workshop sobre “técnica de remada”, mais uma iniciativa de divulgação desta modalidade, aproveitando a celebração do 25º aniversário do clube caldense. O workshop...

sup