Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 16° C

Agitação marítima põe a descoberto sacas de areia no Bom Sucesso

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai repor areia na praia do Bom Sucesso, em Óbidos, onde a agitação marítima pôs a descoberto as sacas de areia que há duas décadas protegem dunas e casas da erosão.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai repor areia na praia do Bom Sucesso, em Óbidos, onde a agitação marítima pôs a descoberto as sacas de areia que há duas décadas protegem dunas e casas da erosão.

A concentração de sacas de areia ao longo de uma vasta área de areal naquela praia tem sido questionada por veraneantes que temem “o perigo de contaminação”.

Contudo, questionada pela Lusa, a APA assegurou não existir “qualquer risco de contaminação da água ou areias”.

As sacas de areia foram colocadas pela APA há mais de duas décadas para travar a erosão de uma duna e proteger um conjunto de moradias que se encontravam em risco devido à proximidade do mar.

Ao longo dos anos houve períodos em que as sacas se encontravam complemente cobertas pela água e outros em que ficavam visíveis, estando agora desde há algum tempo a descoberto e, segundo os populares, evidenciando algum estado de degradação.

Em resposta à agência Lusa, a APA esclareceu que devido “à agitação marítima e à hidrodinâmica da lagoa, a duna da praia do Bom Sucesso tem vindo a sofrer nos últimos meses um processo de erosão que colocou parcialmente a descoberto os sacos de areia que protegem a base da duna, tendo-se verificado recentemente que alguns estão rasgados na sua parte superior”.

Porém, a APA assegurou que “o material dos sacos não é suscetível de provocar contaminação da água ou areia” e que as análises de qualidade da água “realizadas regularmente na lagoa, incluindo na zona inferior, não registam qualquer contaminação”.

O organismo responsável pelas intervenções no litoral português afirmou ainda que irá “promover a cobertura com areia dos sacos a médio prazo” e que vai manter a monitorização daquela zona, não deixando de intervir “de forma célere se se vier a justificar”.

A situação, que afeta cerca de 200 metros de areal, já tinha sido comunicada pela Câmara de Óbidos à APA e, segundo o presidente da autarquia, Filipe Daniel, “foi pedido à comissão de acompanhamento das dragagens da Lagoa de Óbidos que seja estudada a possibilidade de alargar as dragagens na parte inferior da Lagoa e usar a areia retirada para tapar as sacas de areia”.

A colocação das sacas na praia do Bom Sucesso aconteceu pela primeira vez em 1998 (3000 sacas), tendo sido repetida em 2000 (mais 2500) e em 2001 (mais 2120).

A medida foi aplicada pela APA como “uma intervenção de emergência” defendida na altura pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e que, ao longo dos anos, foi ciclicamente contestada pela população.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).