Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C
17° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
18° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 25° C

Agitação marítima põe a descoberto sacas de areia no Bom Sucesso

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai repor areia na praia do Bom Sucesso, em Óbidos, onde a agitação marítima pôs a descoberto as sacas de areia que há duas décadas protegem dunas e casas da erosão.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai repor areia na praia do Bom Sucesso, em Óbidos, onde a agitação marítima pôs a descoberto as sacas de areia que há duas décadas protegem dunas e casas da erosão.

A concentração de sacas de areia ao longo de uma vasta área de areal naquela praia tem sido questionada por veraneantes que temem “o perigo de contaminação”.

Contudo, questionada pela Lusa, a APA assegurou não existir “qualquer risco de contaminação da água ou areias”.

As sacas de areia foram colocadas pela APA há mais de duas décadas para travar a erosão de uma duna e proteger um conjunto de moradias que se encontravam em risco devido à proximidade do mar.

Ao longo dos anos houve períodos em que as sacas se encontravam complemente cobertas pela água e outros em que ficavam visíveis, estando agora desde há algum tempo a descoberto e, segundo os populares, evidenciando algum estado de degradação.

Em resposta à agência Lusa, a APA esclareceu que devido “à agitação marítima e à hidrodinâmica da lagoa, a duna da praia do Bom Sucesso tem vindo a sofrer nos últimos meses um processo de erosão que colocou parcialmente a descoberto os sacos de areia que protegem a base da duna, tendo-se verificado recentemente que alguns estão rasgados na sua parte superior”.

Porém, a APA assegurou que “o material dos sacos não é suscetível de provocar contaminação da água ou areia” e que as análises de qualidade da água “realizadas regularmente na lagoa, incluindo na zona inferior, não registam qualquer contaminação”.

O organismo responsável pelas intervenções no litoral português afirmou ainda que irá “promover a cobertura com areia dos sacos a médio prazo” e que vai manter a monitorização daquela zona, não deixando de intervir “de forma célere se se vier a justificar”.

A situação, que afeta cerca de 200 metros de areal, já tinha sido comunicada pela Câmara de Óbidos à APA e, segundo o presidente da autarquia, Filipe Daniel, “foi pedido à comissão de acompanhamento das dragagens da Lagoa de Óbidos que seja estudada a possibilidade de alargar as dragagens na parte inferior da Lagoa e usar a areia retirada para tapar as sacas de areia”.

A colocação das sacas na praia do Bom Sucesso aconteceu pela primeira vez em 1998 (3000 sacas), tendo sido repetida em 2000 (mais 2500) e em 2001 (mais 2120).

A medida foi aplicada pela APA como “uma intervenção de emergência” defendida na altura pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e que, ao longo dos anos, foi ciclicamente contestada pela população.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL), organizadora dos Red Bull Big Wave Awards.

onda

Câmara frigorífica convertida em galeria de arte

O Cadaval vai ser palco do inédito evento “Arte no Frio”, iniciativa de Jaime Rodrigues com a colaboração do Município do Cadaval, que consiste num ciclo de exposições de artesanato inusitadamente montadas no interior de uma câmara frigorífica.

frigorifica