Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 19° C

Greve Climática protestou contra inação das Nações Unidas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os ativistas da Greve Climática das Caldas da Rainha estiveram no passado domingo na Rua das Montras a protestar contra a inação da COP26 - Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas.
Os jovens estiveram na Rua das Montras

Os ativistas da Greve Climática das Caldas da Rainha estiveram no passado domingo na Rua das Montras a protestar contra a inação da COP26 – Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas.

De acordo com os jovens, “as atenções estão focadas na cidade recetora da cimeira, Glasgow, na Escócia, que decorrerá até 12 de novembro, sendo a grande última oportunidade para retomar o controlo do clima, deixando grandes expetativas sobre as soluções políticas que dela saírem”.

Contudo, “será realmente este um ponto histórico de viragem, ou continuarão a ser entregues promessas vazias desprovidas de caráter vinculativo?”, questionaram os ativistas caldenses, adiantando que “a COP26 é a crónica de uma morte anunciada de uma intenção de reverter as alterações no clima”.

“Os objetivos para a conferência das partes falham quanto pela insuficiência inerente à natureza das propostas em debate, quanto pela inconsequente implementação que se espera e a que estamos habituados”, sublinharam os jovens, apelando a “uma ação urgente para impedir a mudança climática catastrófica e o aumento da temperatura global, que deve ser limitado a 1,5° C”.

Para os ativistas, “mesmo que os governos afirmem que essa é sua meta, os planos atuais não nos colocam nem de perto no caminho para alcançá-lo, e as múltiplas crises que enfrentamos não serão resolvidas com mais exploração das pessoas e do planeta, e cozinhando os livros”.

Igualmente afirmaram que “as metas atuais do governo e das corporações de “Zero Líquido”, não significam emissões zero. Em vez disso, eles querem continuar a poluir e, ao mesmo tempo, encobrindo-o com engenhosas compensações de carbono”.

Nesse sentido, “precisamos de compromissos e ações para alcançar o zero real. Isso também significa que não haverá novos investimentos em combustíveis fósseis e infraestruturas em casa ou no exterior”, pela que “há que dizer não aos mercados de carbono e às apostas em tecnologias arriscadas não comprovadas que permitem que países e empresas continuem a poluir”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atletas de kempo com medalhas mundiais

Maria Cardoso, João Colaço, Diogo Tomás, Afonso Morais, atletas do concelho das Caldas da Rainha, conquistaram medalhas no XX Campeonato Mundial de Kempo IKF, que decorreu entre 25 e 27 de abril em Antalya, na Turquia.

kempo

Atletas caldenses com títulos nos campeonatos regionais de ténis

Decorreram entre os dias 25 e 28 de abril os campeonatos regionais individuais dos escalões Sub12 e Sub16 em ténis. Os atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy marcaram forte presença nestas provas e conquistaram diversos títulos.

tenis

A psicologia positiva na mudança da vida de Irene Martinho

Irene Martinho era uma estudante da Escola Secundária Raul Proença que não sabia qual o seu próximo passo académico: “Tudo começou no meu último ano, onde a minha professora me falou de uma oportunidade com a “OK Estudante”, que ajudava alunos a ir estudar para o estrangeiro. Eu na altura estava super confusa, não sabia o que havia de escolher, que curso queria seguir”.

irene