Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
12° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 17° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C

Exercício distrital de sensibilização para o risco sísmico

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um simulacro de sismo marcou as celebrações da 9ª edição do Exercício Distrital de Sensibilização para o Risco Sísmico – A Terra Treme, que se realizaram nesta sexta-feira, na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
Foi simulado o resgate de três vítimas soterradas

Um simulacro de sismo marcou as celebrações da 9ª edição do Exercício Distrital de Sensibilização para o Risco Sísmico – A Terra Treme, que se realizaram nesta sexta-feira, na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.

Simulando o resgate de três vítimas soterradas, o exercício envolveu a participação de quinze elementos dos Bombeiros Voluntários do Bombarral, apoiados por cinco viaturas, de dois elementos do Grupo de Intervenção Cinotécnica da GNR, bem como da Câmara Municipal, que fez deslocar até ao local uma retroescavadora.

A ação contou ainda com a participação dos alunos do Grupo de Primeira Intervenção do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (AEFP), que desempenham um papel de grande relevância no processo de evacuação da escola e de sinalização dos locais onde ocorrem os sinistros.

O exercício foi antecedido por um momento de receção às diversas entidades envolvidas na iniciativa, que começou com uma breve intervenção do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, que afirmou o seu contentamento pelo facto da vila do Bombarral ter sido escolhida para a realização desta ação.

O segundo comandante operacional distrital de Leiria, Ricardo Costa, sublinhou que “são estes pequenos exercícios que nos permitem estar mais bem preparados e sermos mais resilientes perante as catástrofes”.

Emanuel Vilaça, diretor do AEFP, destacou o trabalho que tem sido realizado neste estabelecimento de ensino no âmbito da proteção civil, recordando que anualmente são promovidos exercícios de prevenção, simulando os mais diversos cenários.

No final do simulacro, as várias entidades envolvidas fizeram um balanço das operações de busca e salvamento, tendo salientado a importância do treino e trabalho conjunto, assim como a relevâncias destas ações de sensibilização e formação.

O evento contemplou ainda uma exposição de desenhos alusivos ao tema da autoria dos alunos do AEFP.

Esteve também patente na entrada do edifício escolar uma exposição de meios técnicos-operacionais da Autoridade Marítima, Bombeiros Voluntários do Bombarral, Comando Distrital de Operações e Socorro, E-redes, Guarda Nacional Republicana (Escola Segura, Grupo de Intervenção Cinotécnica e Unidade de Emergência Proteção e Socorro), Infraestruturas de Portugal, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Policia de Segurança Pública e Turismo do Centro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).