Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C

Exercício distrital de sensibilização para o risco sísmico

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um simulacro de sismo marcou as celebrações da 9ª edição do Exercício Distrital de Sensibilização para o Risco Sísmico – A Terra Treme, que se realizaram nesta sexta-feira, na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
Foi simulado o resgate de três vítimas soterradas

Um simulacro de sismo marcou as celebrações da 9ª edição do Exercício Distrital de Sensibilização para o Risco Sísmico – A Terra Treme, que se realizaram nesta sexta-feira, na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.

Simulando o resgate de três vítimas soterradas, o exercício envolveu a participação de quinze elementos dos Bombeiros Voluntários do Bombarral, apoiados por cinco viaturas, de dois elementos do Grupo de Intervenção Cinotécnica da GNR, bem como da Câmara Municipal, que fez deslocar até ao local uma retroescavadora.

A ação contou ainda com a participação dos alunos do Grupo de Primeira Intervenção do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (AEFP), que desempenham um papel de grande relevância no processo de evacuação da escola e de sinalização dos locais onde ocorrem os sinistros.

O exercício foi antecedido por um momento de receção às diversas entidades envolvidas na iniciativa, que começou com uma breve intervenção do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, que afirmou o seu contentamento pelo facto da vila do Bombarral ter sido escolhida para a realização desta ação.

O segundo comandante operacional distrital de Leiria, Ricardo Costa, sublinhou que “são estes pequenos exercícios que nos permitem estar mais bem preparados e sermos mais resilientes perante as catástrofes”.

Emanuel Vilaça, diretor do AEFP, destacou o trabalho que tem sido realizado neste estabelecimento de ensino no âmbito da proteção civil, recordando que anualmente são promovidos exercícios de prevenção, simulando os mais diversos cenários.

No final do simulacro, as várias entidades envolvidas fizeram um balanço das operações de busca e salvamento, tendo salientado a importância do treino e trabalho conjunto, assim como a relevâncias destas ações de sensibilização e formação.

O evento contemplou ainda uma exposição de desenhos alusivos ao tema da autoria dos alunos do AEFP.

Esteve também patente na entrada do edifício escolar uma exposição de meios técnicos-operacionais da Autoridade Marítima, Bombeiros Voluntários do Bombarral, Comando Distrital de Operações e Socorro, E-redes, Guarda Nacional Republicana (Escola Segura, Grupo de Intervenção Cinotécnica e Unidade de Emergência Proteção e Socorro), Infraestruturas de Portugal, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Policia de Segurança Pública e Turismo do Centro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bombeiro estagiário morre em acidente de mota

Carlos Ventura, de 40 anos, bombeiro estagiário em São Martinho do Porto e antigo voluntário da Cruz Vermelha das Caldas da Rainha, faleceu num acidente de mota ao final da tarde do passado domingo, na estrada da Senhora da Luz, no concelho de Rio Maior.

mota

Sporting venceu Benfica nas Caldas na final da Taça de Portugal em rugby

A final da Taça de Portugal feminina em rugby foi disputada no passado dia 21 no Complexo Desportivo das Caldas da Rainha, colocando frente a frente Benfica e Sporting, tendo o troféu sido arrebatado pelas leoas. A equipa feminina de rugby do Sporting Clube de Portugal venceu o eterno rival SL Benfica por 17-22.

taca

Caldas Rugby Clube vence no Porto

O Caldas Rugby Clube (CRC) apresentou-se no sintético do Estádio Universitário do Porto, para a partida em atraso da 7ª jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, com o CDUP, vencendo por 38-40.

rugby