Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
16° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C

Sentidos Dinâmicos faz 12 anos com uma aposta na formação online

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A empresa caldense Sentidos Dinâmicos - Grupo SD assinalou doze anos com um crescimento no campo da formação e do coaching online. Ao longo da atividade já foram formadas mais de 39 mil pessoas nas várias áreas desenvolvidas.
Joaquim Duarte, Patrícia Neves e Pedro Duarte

A empresa caldense Sentidos Dinâmicos – Grupo SD assinalou doze anos com um crescimento no campo da formação e do coaching online. Ao longo da atividade já foram formadas mais de 39 mil pessoas nas várias áreas desenvolvidas.

A empresa caldense Sentidos Dinâmicos, que atua na área da formação, comemorou doze anos de atividade. A pandemia Covid-19, que chegou a Portugal no início do ano de 2020, levou esta entidade a reinventar-se e a socorrer-se de ferramentas online que permitissem dar continuidade à sua atividade. Perante um cenário que pedia respostas urgentes, criou uma nova plataforma digital para cumprir os seus objetivos formativos, com ações dinamizadas totalmente à distância ou em tempo real.

“A formação à distância existe há muitos anos, mas não tínhamos explorado muito essa área e agora é uma das nossas grandes apostas”, referem os responsáveis pela empresa, Pedro Duarte e Patrícia Neves.

Com esse propósito em mente, o Grupo SD criou “A Casa do Conhecimento”, onde “é o formando que gere o teu tempo para conseguir obter o maior rendimento possível”. Dentro da oferta formativa da empresa a pessoa pode escolher os cursos que mais se adequam aos resultados que querem obter. A plataforma possibilita um elevado nível de personalização e padronização do conteúdo e da forma de aprendizagem.

Com isto houve um aumento de inscrições na formação permitindo chegar a pessoas não só da região, mas de norte a sul do país e estrangeiro.

“Por exemplo, formação que nós temos certificada no IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, só podia ser feita presencialmente e a partir de janeiro deste ano mudaram as regras e começámos a fazer online, abrindo portas à possibilidade de chegar também, por exemplo, a emigrantes que já não precisam de tirar férias para vir a Portugal fazer a formação”, explicaram.

Para o exercício da profissão de motorista de determinados veículos pesados de transporte rodoviário de mercadorias e passageiros, para além da carta de condução, é obrigatória uma qualificação específica, a qual é emitida mediante a apresentação do certificado de aptidão para motorista (CAM). Segundo Pedro Duarte, que é também o gestor de formação, desde 2009 mais de 11500 formandos completaram na empresa caldense a sua formação com sucesso, referindo que o CAM “precisa de ser renovado em cada cinco anos”.

Patrícia Neves desreveu ainda que um dos módulos do CAM é “o relacionamento interpessoal e com a experiência que os formadores têm percebem a dificuldade e limitações do trabalho deles e acabam por encontrar alternativas e soluções para encararem a profissão da melhor forma”.

Trabalham também a formação sobre tacógrafos e obrigações legais de motoristas. “O tacógrafo é um aparelho, hoje digital, instalado nos veículos de transporte rodoviário com a finalidade de medir e registar tempos e períodos de condução e descanso dos motoristas”, indicou Patrícia Neves. “É uma área difícil, onde as coimas são muito elevadas, por exemplo, um motorista por se enganar a escrever o nome pode pagar 600 euros”, adiantou.

A equipa da Sentido Dinâmicos faz a análise com o objetivo de ajudar a empresa a verificar o “que foi incorretamente feito e como retificar para que possam reduzir nas coimas”.

As formações são, quando necessário, complementadas com sessões práticas em formato presencial. Por exemplo, na formação prática de motoristas têm parceria com empresas da região, o que permite que os formandos tenham logo um contacto direto com o que vão encontrar no dia-a-dia da sua nova profissão.

Abriu-se assim a oportunidade de se realizarem formações à distância também noutras áreas, o que é “vantajoso para quem tem oportunidade de frequentar e para as empresas empregadoras”, adiantaram os responsáveis.

O que diferencia esta empresa prende-se com o facto de “adaptarmos o máximo possível a formação àquilo que é a prática do dia a dia das pessoas”, refere Pedro Duarte, acrescentando que “temos uma equipa com muita experiência e com um excelente relacionamento com os formandos”.  

A empresa (Sentidos Dinâmicos e PsicOeste) iniciou com cinco elementos com formação na área dos transportes. No final de 2019 foi feita uma reestruturação, concentrando todos os serviços em apenas duas marcas. Assim, a Sentidos Dinâmicos juntou-se à PsicOeste e a Yes D People uniu-se à SD Envolve.  Neste momento tem dez colaboradores a tempo inteiro e cerca de 35 formadores externos. “O objetivo pretendido há doze anos tem vindo a ser mais do que cumprido, porque aquilo que era um pequeno propósito de ajudar alguns, foi alargado todos os dias e a nossa missão de ajudar as pessoas a chegar mais longe tem sido cumprida com enorme sucesso”, disse Patrícia Neves.

A empresa ministra formação nas áreas de tacógrafos, ADR, CAM, TCC, condução defensiva, segurança e higiene no trabalho, operador manobrador de equipamentos, entre outras. Também são desenvolvidas formações na área do desenvolvimento pessoal, ações de teambuilding, avaliação psicológica de condutores e recrutamento e seleção.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Nadadouro homenageia lavadeiras em novo espaço verde

A estátua de uma lavadeira, da autoria de José Carlos Almeida, colocada no novo espaço verde do Nadadouro, inaugurado no passado sábado, pretende homenagear as mulheres que durante anos se dedicaram a esta profissão naquela freguesia.

lavadeirasnadadouro1

Vitória do Caldas Rugby Clube no último jogo em casa

Na última partida desta época do Campeonato Nacional da 1ª Divisão no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, nas Caldas da Rainha, o Caldas Rugby Clube recebeu o Bairrada, na nona jornada do Grupo de Permanência, e venceu por 43-30.

Carlos Prieto a caminho do toque de meta