Q

Previsão do tempo

19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 27° C
  • Tuesday 26° C
19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 26° C
17° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 29° C
  • Tuesday 29° C

Sentidos Dinâmicos faz 12 anos com uma aposta na formação online

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A empresa caldense Sentidos Dinâmicos - Grupo SD assinalou doze anos com um crescimento no campo da formação e do coaching online. Ao longo da atividade já foram formadas mais de 39 mil pessoas nas várias áreas desenvolvidas.
Joaquim Duarte, Patrícia Neves e Pedro Duarte

A empresa caldense Sentidos Dinâmicos – Grupo SD assinalou doze anos com um crescimento no campo da formação e do coaching online. Ao longo da atividade já foram formadas mais de 39 mil pessoas nas várias áreas desenvolvidas.

A empresa caldense Sentidos Dinâmicos, que atua na área da formação, comemorou doze anos de atividade. A pandemia Covid-19, que chegou a Portugal no início do ano de 2020, levou esta entidade a reinventar-se e a socorrer-se de ferramentas online que permitissem dar continuidade à sua atividade. Perante um cenário que pedia respostas urgentes, criou uma nova plataforma digital para cumprir os seus objetivos formativos, com ações dinamizadas totalmente à distância ou em tempo real.

“A formação à distância existe há muitos anos, mas não tínhamos explorado muito essa área e agora é uma das nossas grandes apostas”, referem os responsáveis pela empresa, Pedro Duarte e Patrícia Neves.

Com esse propósito em mente, o Grupo SD criou “A Casa do Conhecimento”, onde “é o formando que gere o teu tempo para conseguir obter o maior rendimento possível”. Dentro da oferta formativa da empresa a pessoa pode escolher os cursos que mais se adequam aos resultados que querem obter. A plataforma possibilita um elevado nível de personalização e padronização do conteúdo e da forma de aprendizagem.

Com isto houve um aumento de inscrições na formação permitindo chegar a pessoas não só da região, mas de norte a sul do país e estrangeiro.

“Por exemplo, formação que nós temos certificada no IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, só podia ser feita presencialmente e a partir de janeiro deste ano mudaram as regras e começámos a fazer online, abrindo portas à possibilidade de chegar também, por exemplo, a emigrantes que já não precisam de tirar férias para vir a Portugal fazer a formação”, explicaram.

Para o exercício da profissão de motorista de determinados veículos pesados de transporte rodoviário de mercadorias e passageiros, para além da carta de condução, é obrigatória uma qualificação específica, a qual é emitida mediante a apresentação do certificado de aptidão para motorista (CAM). Segundo Pedro Duarte, que é também o gestor de formação, desde 2009 mais de 11500 formandos completaram na empresa caldense a sua formação com sucesso, referindo que o CAM “precisa de ser renovado em cada cinco anos”.

Patrícia Neves desreveu ainda que um dos módulos do CAM é “o relacionamento interpessoal e com a experiência que os formadores têm percebem a dificuldade e limitações do trabalho deles e acabam por encontrar alternativas e soluções para encararem a profissão da melhor forma”.

Trabalham também a formação sobre tacógrafos e obrigações legais de motoristas. “O tacógrafo é um aparelho, hoje digital, instalado nos veículos de transporte rodoviário com a finalidade de medir e registar tempos e períodos de condução e descanso dos motoristas”, indicou Patrícia Neves. “É uma área difícil, onde as coimas são muito elevadas, por exemplo, um motorista por se enganar a escrever o nome pode pagar 600 euros”, adiantou.

A equipa da Sentido Dinâmicos faz a análise com o objetivo de ajudar a empresa a verificar o “que foi incorretamente feito e como retificar para que possam reduzir nas coimas”.

As formações são, quando necessário, complementadas com sessões práticas em formato presencial. Por exemplo, na formação prática de motoristas têm parceria com empresas da região, o que permite que os formandos tenham logo um contacto direto com o que vão encontrar no dia-a-dia da sua nova profissão.

Abriu-se assim a oportunidade de se realizarem formações à distância também noutras áreas, o que é “vantajoso para quem tem oportunidade de frequentar e para as empresas empregadoras”, adiantaram os responsáveis.

O que diferencia esta empresa prende-se com o facto de “adaptarmos o máximo possível a formação àquilo que é a prática do dia a dia das pessoas”, refere Pedro Duarte, acrescentando que “temos uma equipa com muita experiência e com um excelente relacionamento com os formandos”.  

A empresa (Sentidos Dinâmicos e PsicOeste) iniciou com cinco elementos com formação na área dos transportes. No final de 2019 foi feita uma reestruturação, concentrando todos os serviços em apenas duas marcas. Assim, a Sentidos Dinâmicos juntou-se à PsicOeste e a Yes D People uniu-se à SD Envolve.  Neste momento tem dez colaboradores a tempo inteiro e cerca de 35 formadores externos. “O objetivo pretendido há doze anos tem vindo a ser mais do que cumprido, porque aquilo que era um pequeno propósito de ajudar alguns, foi alargado todos os dias e a nossa missão de ajudar as pessoas a chegar mais longe tem sido cumprida com enorme sucesso”, disse Patrícia Neves.

A empresa ministra formação nas áreas de tacógrafos, ADR, CAM, TCC, condução defensiva, segurança e higiene no trabalho, operador manobrador de equipamentos, entre outras. Também são desenvolvidas formações na área do desenvolvimento pessoal, ações de teambuilding, avaliação psicológica de condutores e recrutamento e seleção.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jorge Castro lança livro na Biblioteca

Organizado pela Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha, realiza-se no dia 15 de outubro, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, o lançamento, na região Oeste, do 18.º livro de Jorge Castro, "Isto, agora são outros 70...", um retrato de Portugal com cerca de 200 fotografias comentadas, do período de 1970 a 1974.

jorge

PSP faz operação de prevenção criminal no centro da cidade das Caldas

Uma operação especial de prevenção criminal sobre grupos de risco que habitualmente frequentam artérias e estabelecimentos de bebidas no centro da cidade de Caldas da Rainha, nomeadamente na Praça 5 de Outubro e no Largo da Rainha, entre outras zonas, foi desenvolvida pela PSP na noite da passada sexta-feira e madrugada de sábado.

psp

Despiste mortal na estrada entre a Foz e Caldas

Um homem de 63 anos morreu na sequência do despiste do carro que conduzia, ao final da manhã da passada quinta-feira na variante entre a Foz do Arelho e as Caldas da Rainha, na zona da freguesia do Nadadouro, após uma curva.

despiste 1