Q

Previsão do tempo

11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
11° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Idosa com mais de 90 anos morre em surto em lar do Cadaval

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma pessoa morreu e outras 33 ficaram infetadas na sequência de um surto de Covid-19 numa residência de idosos em Pêro Moniz, no Cadaval.
As instalações permitem o tratamento dos infetados e a separação dos outros residentes

Uma pessoa morreu e outras 33 ficaram infetadas na sequência de um surto de Covid-19 numa residência de idosos em Pêro Moniz, no Cadaval.

Bruno Santos, membro da direção do Sénior Resort Recreio da Andorinha, revelou à agência Lusa que o surto foi detetado no dia 14 de agosto, quando uma funcionária “em processo de vacinação” testou positivo, tendo até confundido os primeiros sintomas da doença com os da reação à vacina da Covid-19.

Foram testados todos os 50 residentes e 21 funcionários da instituição, confirmando-se 33 casos positivos, 21 dos quais idosos.

O responsável indicou que a vítima mortal é uma mulher com mais de 90 anos, que não estava vacinada por opção pessoal, por ter “alguma resistência” à vacina, afirmou.

Todos os outros estavam vacinados e, entre os funcionários, não houve qualquer caso de doença grave, enquanto no caso dos idosos houve “alguns internamentos” hospitalares, ainda segundo a mesma fonte.

Entre os residentes infetados, morreram outros dois já depois de terem recebido alta clínica, pelo que as mortes “não foram no âmbito da Covid-19”, referiu Bruno Santos, acrescentando que eram “pessoas muito debilitadas”, com “uma série de complicações” e “patologias diversas”.

Bruno Santos disse que nunca tinham sido detetados casos de infeção entre os residentes e os trabalhadores.

Segundo afirmou, a instituição tem instalações que permitem o tratamento dos infetados e a separação dos outros residentes sem necessidade de isolamento nos quartos, assim como capacidade própria de testagem, tendo, porém, sublinhado a ajuda e o apoio das autoridades de saúde e de proteção civil municipal na resposta ao surto.

De acordo com a direção do lar, não se registaram novas infeções na última semana.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1