Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Idosa com mais de 90 anos morre em surto em lar do Cadaval

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma pessoa morreu e outras 33 ficaram infetadas na sequência de um surto de Covid-19 numa residência de idosos em Pêro Moniz, no Cadaval.
As instalações permitem o tratamento dos infetados e a separação dos outros residentes

Uma pessoa morreu e outras 33 ficaram infetadas na sequência de um surto de Covid-19 numa residência de idosos em Pêro Moniz, no Cadaval.

Bruno Santos, membro da direção do Sénior Resort Recreio da Andorinha, revelou à agência Lusa que o surto foi detetado no dia 14 de agosto, quando uma funcionária “em processo de vacinação” testou positivo, tendo até confundido os primeiros sintomas da doença com os da reação à vacina da Covid-19.

Foram testados todos os 50 residentes e 21 funcionários da instituição, confirmando-se 33 casos positivos, 21 dos quais idosos.

O responsável indicou que a vítima mortal é uma mulher com mais de 90 anos, que não estava vacinada por opção pessoal, por ter “alguma resistência” à vacina, afirmou.

Todos os outros estavam vacinados e, entre os funcionários, não houve qualquer caso de doença grave, enquanto no caso dos idosos houve “alguns internamentos” hospitalares, ainda segundo a mesma fonte.

Entre os residentes infetados, morreram outros dois já depois de terem recebido alta clínica, pelo que as mortes “não foram no âmbito da Covid-19”, referiu Bruno Santos, acrescentando que eram “pessoas muito debilitadas”, com “uma série de complicações” e “patologias diversas”.

Bruno Santos disse que nunca tinham sido detetados casos de infeção entre os residentes e os trabalhadores.

Segundo afirmou, a instituição tem instalações que permitem o tratamento dos infetados e a separação dos outros residentes sem necessidade de isolamento nos quartos, assim como capacidade própria de testagem, tendo, porém, sublinhado a ajuda e o apoio das autoridades de saúde e de proteção civil municipal na resposta ao surto.

De acordo com a direção do lar, não se registaram novas infeções na última semana.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto