Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
15° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
15° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 27° C

“Cor escura da areia da Lagoa não significa que esteja contaminada”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um vídeo que está a circular nas redes sociais e mostra uma fase experimental das dragagens na Lagoa de Óbidos está a preocupar os cidadãos. A imagem mostra a areia extraída da Lagoa com uma cor negra a ser despejada no mar.
Imagem que está a circular nas redes sociais

Recorde-se que a intervenção engloba a deposição da areia no mar, para sul, a partir da arriba do Gronho, por “rainbow”, o transporte por tubagem flutuante, com auxílio de estações intermédias de bombagem (boosters).

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, o presidente da Câmara, Tinta Ferreira disse que a informação que tem da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) é que a imagem em causa corresponde a mais um teste do ajustamento do “rainbow” extraindo diretamente areia do fundo dos Braços da Lagoa. “Ela tem uma cor escura mas isso não significa que esteja contaminada”, afirmou o autarca. “Estão a ser feitas análises para confirmar se estão contaminados (classe 1) e moderadamente contaminados (classe 2), como se pensa”, apontou.

“O que me foi dito é que há confiança relativamente às análises na sequência desses resultados e depois do ajustamento do rainbow, começarão as dragagens”, revelou.

O autarca alega que as pessoas “não podem estranhar se a areia for de cor escura porque ela depois com a água do mar será lavada”. “Se forem ver as dragagens de maior dimensão, que estão a decorrer em Aveiro, vão ver exatamente o mesmo processo, portanto, o facto de ela vir de cor escura não significa que esteja contaminada e as análises vão garantir isso”, salientou.

Tinta Ferreira explicou que as dragagens ainda não foram iniciadas, porque primeiro houve um Estudo de Impacte Ambiental (EIA), e também houve trabalhos de arqueologia por causa do barco que está junto ao “rainbow”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Laço azul para chamar atenção para maus-tratos infantis

Mais de 200 alunos do 1º ciclo ao secundário e professores do Colégio Rainha D. Leonor e do Agrupamento de Escolas Raul Proença formaram no dia 30 de abril, no Campo de Rugby de Caldas da Rainha, um laço humano para assinalar o mês dos maus tratos na infância, uma realidade que ainda persiste.

laco 1

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre

40% dos jovens do Oeste acreditam que os rapazes têm mais oportunidades de carreira do que as raparigas

“Estudo aponta que 40% dos jovens dos 12 municípios da região Oeste acreditam que os rapazes têm mais e melhores oportunidades de carreira do que as raparigas”. Palavras de Susana Lopes, Managing Partner SHL Portugal, que divulgou os resultados do projeto Oeste + Igual lançado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) com o intuito de implementar políticas locais e regionais da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

foto estudo