Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

“Cor escura da areia da Lagoa não significa que esteja contaminada”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um vídeo que está a circular nas redes sociais e mostra uma fase experimental das dragagens na Lagoa de Óbidos está a preocupar os cidadãos. A imagem mostra a areia extraída da Lagoa com uma cor negra a ser despejada no mar.
Imagem que está a circular nas redes sociais

Recorde-se que a intervenção engloba a deposição da areia no mar, para sul, a partir da arriba do Gronho, por “rainbow”, o transporte por tubagem flutuante, com auxílio de estações intermédias de bombagem (boosters).

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, o presidente da Câmara, Tinta Ferreira disse que a informação que tem da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) é que a imagem em causa corresponde a mais um teste do ajustamento do “rainbow” extraindo diretamente areia do fundo dos Braços da Lagoa. “Ela tem uma cor escura mas isso não significa que esteja contaminada”, afirmou o autarca. “Estão a ser feitas análises para confirmar se estão contaminados (classe 1) e moderadamente contaminados (classe 2), como se pensa”, apontou.

“O que me foi dito é que há confiança relativamente às análises na sequência desses resultados e depois do ajustamento do rainbow, começarão as dragagens”, revelou.

O autarca alega que as pessoas “não podem estranhar se a areia for de cor escura porque ela depois com a água do mar será lavada”. “Se forem ver as dragagens de maior dimensão, que estão a decorrer em Aveiro, vão ver exatamente o mesmo processo, portanto, o facto de ela vir de cor escura não significa que esteja contaminada e as análises vão garantir isso”, salientou.

Tinta Ferreira explicou que as dragagens ainda não foram iniciadas, porque primeiro houve um Estudo de Impacte Ambiental (EIA), e também houve trabalhos de arqueologia por causa do barco que está junto ao “rainbow”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1