Q

Previsão do tempo

10° C
  • Sunday 12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
11° C
  • Sunday 12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
11° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Desenvolver o estudo da poesia através de letras de rap

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Estreou no passado dia 10 o “RAP Por Miúdos”, um programa que desenvolve o estudo da poesia através de letras de rap e promove a aplicação prática da matéria, estimulando a criatividade e a expressão artística dos alunos.
Este programa é direcionado aos sextos e nonos anos de escolaridade

Integrado na disciplina de português com base no rap, teve como ponto de partida a Escola Básica D. João II das Caldas dabRainha, no âmbito do Plano Nacional das Artes.

Desenvolvido por um rapper com o apoio de docentes da disciplina de língua portuguesa, este programa é direcionado aos sextos e nonos anos de escolaridade e acontece nas aulas de português, onde os alunos estudam o texto poético através de letras de rap e, de seguida, criam as suas próprias letras. Por fim, gravam-nas em estúdio e tudo termina com a filmagem de um videoclipe.

O objetivo é que, através do estudo de textos conhecidos dos alunos, descubram que essas matérias fazem parte do seu dia-a- dia e compreendam a sua aplicabilidade. Outro objetivo é proporcionar a experiência dos próprios alunos criarem e descobrirem que também conseguem fazer rap, promovendo a expressão escrita e artística.

Esta é uma ideia de Elton Malta, criador do projeto, e acolhida pelo Agrupamento de Escolas D. João II das Caldas da Rainha, desenvolvido no âmbito do Projeto Cultural de Escola do Plano Nacional das Artes. Contou ainda com o apoio do Centro da Juventude e do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

O resultado pode ser visto no canal de YouTube “RAP Por Miúdos”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1