Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 17° C
11° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 17° C

Morreu jovem caldense promessa do badminton

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Tomás Bernardo Sacramento, jovem caldense de 16 anos, praticante de badminton de alta competição, morreu na passada sexta-feira, no hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, devido a complicações pós-operatórias no seguimento de uma intervenção cirúrgica cardíaca de que tinha sido alvo para resolver um problema congénito.
Tomás Sacramento era atleta de alta competição (foto Federação Portuguesa de Badminton)

O seu falecimento motivou uma onda de pesar, começando pela Federação Portuguesa de Badminton, que lamentou a morte de “um dos nossos mais promissores jogadores da modalidade”.

A atleta Telma Santos, representante olímpica de badminton em Londres2012 e Rio2016, manifestou a sua tristeza: “Vou lembrar-me para sempre daquele menino que me desafiava nos campos de férias para jogar”.

Residente nas Caldas da Rainha, onde situa a sede da Federação e existe um Centro de Alto Rendimento de Badminton, Tomás Sacramento representava o MVD (Movimento Voluntário Desportivo).

Frequentava o 11º ano, no curso de ciências socioeconómicas da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e era atleta da UAARE (Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola), o que facilitava a interligação entre os estudos e a competição, embora reconhecesse que era “complicado ser aluno-atleta” por ter de “conciliar a escola com os treinos e torneios”, o que levava a no dia a dia “estar sempre ocupado, a treinar, a estudar ou na escola”

“A comunidade escolar não faz a mínima ideia de que como a vida de um aluno-atleta é preenchida e como combinar horas específicas para fazer trabalhos de grupo é difícil porque não temos tanta disponibilidade”, confessava num depoimento sobre a UAARE, que considerava “uma ajuda”.

Este ano, no Campeonato Nacional de Sub-21, atingiu os oitavos de final. Segundo o ranking sub19, divulgado em julho pela Federação Portuguesa de Badminton, Tomás Sacramento era o 24º em singulares homens e 19º em pares homens (com o parceiro Nuno Ferreira Ribas, do Centro Cultural e Recreativo de Maceda).

Tinha uma irmã igualmente praticante de badminton, dois anos mais nova.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

50 anos do 25 de Abril assinalaram-se na rua nas Caldas

A sessão solene de aniversário do 25 de Abril de 1974 realizou-se pela primeira vez na rua, em frente aos Paços do Concelho, uma forma de, 50 anos depois, homenagear a população que não teve medo de apoiar os militares que iniciaram o movimento pela liberdade em Portugal.

cerimonia25deabril3