Q

Previsão do tempo

10° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C

Morreu jovem caldense promessa do badminton

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Tomás Bernardo Sacramento, jovem caldense de 16 anos, praticante de badminton de alta competição, morreu na passada sexta-feira, no hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, devido a complicações pós-operatórias no seguimento de uma intervenção cirúrgica cardíaca de que tinha sido alvo para resolver um problema congénito.
Tomás Sacramento era atleta de alta competição (foto Federação Portuguesa de Badminton)

O seu falecimento motivou uma onda de pesar, começando pela Federação Portuguesa de Badminton, que lamentou a morte de “um dos nossos mais promissores jogadores da modalidade”.

A atleta Telma Santos, representante olímpica de badminton em Londres2012 e Rio2016, manifestou a sua tristeza: “Vou lembrar-me para sempre daquele menino que me desafiava nos campos de férias para jogar”.

Residente nas Caldas da Rainha, onde situa a sede da Federação e existe um Centro de Alto Rendimento de Badminton, Tomás Sacramento representava o MVD (Movimento Voluntário Desportivo).

Frequentava o 11º ano, no curso de ciências socioeconómicas da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e era atleta da UAARE (Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola), o que facilitava a interligação entre os estudos e a competição, embora reconhecesse que era “complicado ser aluno-atleta” por ter de “conciliar a escola com os treinos e torneios”, o que levava a no dia a dia “estar sempre ocupado, a treinar, a estudar ou na escola”

“A comunidade escolar não faz a mínima ideia de que como a vida de um aluno-atleta é preenchida e como combinar horas específicas para fazer trabalhos de grupo é difícil porque não temos tanta disponibilidade”, confessava num depoimento sobre a UAARE, que considerava “uma ajuda”.

Este ano, no Campeonato Nacional de Sub-21, atingiu os oitavos de final. Segundo o ranking sub19, divulgado em julho pela Federação Portuguesa de Badminton, Tomás Sacramento era o 24º em singulares homens e 19º em pares homens (com o parceiro Nuno Ferreira Ribas, do Centro Cultural e Recreativo de Maceda).

Tinha uma irmã igualmente praticante de badminton, dois anos mais nova.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Associação comercial reduz pegada ecológica

A ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste vai realizar no dia 3 de dezembro uma ação de sensibilização e de distribuição de árvores, para que estas sejam plantadas em locais a selecionar pelas juntas de freguesia.

dsc 0488

Almoço pedagógico

O polo de Peniche da Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos realizou um almoço pedagógico no Restaurante BrisaMar, no Hotel PinhalMar Peniche, confecionado e servido pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Cozinha/Pastelaria.

solidario

Professor caldense concorre às eleições legislativas

Carlos Ubaldo, de 57 anos, professor na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, em Caldas da Rainha, é o nº 3 na lista do Bloco de Esquerda no distrito de Leiria nas próximas eleições legislativas, depois de ter sido o candidato à Câmara Municipal das Caldas da Rainha nas últimas eleições autárquicas.