Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

Morreu jovem caldense promessa do badminton

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Tomás Bernardo Sacramento, jovem caldense de 16 anos, praticante de badminton de alta competição, morreu na passada sexta-feira, no hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, devido a complicações pós-operatórias no seguimento de uma intervenção cirúrgica cardíaca de que tinha sido alvo para resolver um problema congénito.
Tomás Sacramento era atleta de alta competição (foto Federação Portuguesa de Badminton)

O seu falecimento motivou uma onda de pesar, começando pela Federação Portuguesa de Badminton, que lamentou a morte de “um dos nossos mais promissores jogadores da modalidade”.

A atleta Telma Santos, representante olímpica de badminton em Londres2012 e Rio2016, manifestou a sua tristeza: “Vou lembrar-me para sempre daquele menino que me desafiava nos campos de férias para jogar”.

Residente nas Caldas da Rainha, onde situa a sede da Federação e existe um Centro de Alto Rendimento de Badminton, Tomás Sacramento representava o MVD (Movimento Voluntário Desportivo).

Frequentava o 11º ano, no curso de ciências socioeconómicas da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e era atleta da UAARE (Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola), o que facilitava a interligação entre os estudos e a competição, embora reconhecesse que era “complicado ser aluno-atleta” por ter de “conciliar a escola com os treinos e torneios”, o que levava a no dia a dia “estar sempre ocupado, a treinar, a estudar ou na escola”

“A comunidade escolar não faz a mínima ideia de que como a vida de um aluno-atleta é preenchida e como combinar horas específicas para fazer trabalhos de grupo é difícil porque não temos tanta disponibilidade”, confessava num depoimento sobre a UAARE, que considerava “uma ajuda”.

Este ano, no Campeonato Nacional de Sub-21, atingiu os oitavos de final. Segundo o ranking sub19, divulgado em julho pela Federação Portuguesa de Badminton, Tomás Sacramento era o 24º em singulares homens e 19º em pares homens (com o parceiro Nuno Ferreira Ribas, do Centro Cultural e Recreativo de Maceda).

Tinha uma irmã igualmente praticante de badminton, dois anos mais nova.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta