Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
12° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 16° C

Alunos do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó pintam mural

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi apresentado na passada quinta-feira, dia 15 de julho, o mural de arte urbana “As Giestas“, baseado no conto "As flores silvestres", de Júlio César Machado, um escritor do século XIX com forte ligação ao Bombarral. Esta iniciativa, que contou com a coordenação da docente, Paula Rito foi concebida pelos alunos do 12º ano do Curso Artes Visuais do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó do Bombarral.
Alunos e a docente responsáveis pelo projeto (foto José António)

O mural foi realizado no âmbito do projeto “APALAVRARTES”, que é financiado pelo Plano Nacional de Leitura, através de uma candidatura ao “Movimento 14-20 a Ler”.

De acordo com a coordenadora das Bibliotecas Escolares do Agrupamento, Clara Santos, “dentro desse projeto estão a decorrer neste momento dois subprojectos como o roteiro topónimo do Bombarral, coordenado pela Mala de Histórias, e este projeto de arte urbana “As Giestas”, que pretende lançar a semente para um possível futuro roteiro de arte urbana na vila do Bombarral”. Igualmente referiu que “tanto para nós, como para os alunos foi um desafio irresistível, tendo estes aderido de forma entusiástica”.

Já a coordenação Paula Rito explicou que “procurei colocar no mural a cultura e a criatividade, bem como incentivar a importância de trabalhar em equipa, e as potencialidades criativas de trabalhar no local”,

Para além dos alunos responsáveis pelo projeto, a cerimónia de apresentação da ilustração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, a coordenadora do Movimento 14-20 a Ler, Anabela Caldeira, e de vários parceiros do projeto APALAVTRARTES, como a subcomissária do Plano Nacional de Leitura, Elsa Conde, onde explicou que “este projeto tentou responder uma necessidade, que continuámos a sentir que é de criar pretextos, que incentivem a leitura, a escrita e a expressão junto dos mais jovens”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).