Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 21° C
14° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C
15° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 23° C

Alunos do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó pintam mural

Mariana Martinho
20 de Julho, 2021
Foi apresentado na passada quinta-feira, dia 15 de julho, o mural de arte urbana “As Giestas“, baseado no conto "As flores silvestres", de Júlio César Machado, um escritor do século XIX com forte ligação ao Bombarral. Esta iniciativa, que contou com a coordenação da docente, Paula Rito foi concebida pelos alunos do 12º ano do Curso Artes Visuais do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó do Bombarral.
Alunos e a docente responsáveis pelo projeto (foto José António)

O mural foi realizado no âmbito do projeto “APALAVRARTES”, que é financiado pelo Plano Nacional de Leitura, através de uma candidatura ao “Movimento 14-20 a Ler”.

De acordo com a coordenadora das Bibliotecas Escolares do Agrupamento, Clara Santos, “dentro desse projeto estão a decorrer neste momento dois subprojectos como o roteiro topónimo do Bombarral, coordenado pela Mala de Histórias, e este projeto de arte urbana “As Giestas”, que pretende lançar a semente para um possível futuro roteiro de arte urbana na vila do Bombarral”. Igualmente referiu que “tanto para nós, como para os alunos foi um desafio irresistível, tendo estes aderido de forma entusiástica”.

Já a coordenação Paula Rito explicou que “procurei colocar no mural a cultura e a criatividade, bem como incentivar a importância de trabalhar em equipa, e as potencialidades criativas de trabalhar no local”,

Para além dos alunos responsáveis pelo projeto, a cerimónia de apresentação da ilustração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, a coordenadora do Movimento 14-20 a Ler, Anabela Caldeira, e de vários parceiros do projeto APALAVTRARTES, como a subcomissária do Plano Nacional de Leitura, Elsa Conde, onde explicou que “este projeto tentou responder uma necessidade, que continuámos a sentir que é de criar pretextos, que incentivem a leitura, a escrita e a expressão junto dos mais jovens”.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Cardeal e ministra nos 75 anos do Centro Social Paroquial

O Centro Social Paroquial do Bombarral (CSPB) encerrou as comemorações do seu 75.º aniversário numa cerimónia com as presenças do cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

cardeal

Mobiliário hospitalar renovado

Com o intuito de prestar melhores cuidados aos utentes e de proporcionar melhores condições aos profissionais, o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) adquiriu 40 camas elétricas e 130 mesas de cabeceira e leito, traduzindo-se num investimento de 106.177,04 euros.

mobiliario