Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

Alunos do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó pintam mural

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi apresentado na passada quinta-feira, dia 15 de julho, o mural de arte urbana “As Giestas“, baseado no conto "As flores silvestres", de Júlio César Machado, um escritor do século XIX com forte ligação ao Bombarral. Esta iniciativa, que contou com a coordenação da docente, Paula Rito foi concebida pelos alunos do 12º ano do Curso Artes Visuais do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó do Bombarral.
Alunos e a docente responsáveis pelo projeto (foto José António)

O mural foi realizado no âmbito do projeto “APALAVRARTES”, que é financiado pelo Plano Nacional de Leitura, através de uma candidatura ao “Movimento 14-20 a Ler”.

De acordo com a coordenadora das Bibliotecas Escolares do Agrupamento, Clara Santos, “dentro desse projeto estão a decorrer neste momento dois subprojectos como o roteiro topónimo do Bombarral, coordenado pela Mala de Histórias, e este projeto de arte urbana “As Giestas”, que pretende lançar a semente para um possível futuro roteiro de arte urbana na vila do Bombarral”. Igualmente referiu que “tanto para nós, como para os alunos foi um desafio irresistível, tendo estes aderido de forma entusiástica”.

Já a coordenação Paula Rito explicou que “procurei colocar no mural a cultura e a criatividade, bem como incentivar a importância de trabalhar em equipa, e as potencialidades criativas de trabalhar no local”,

Para além dos alunos responsáveis pelo projeto, a cerimónia de apresentação da ilustração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, a coordenadora do Movimento 14-20 a Ler, Anabela Caldeira, e de vários parceiros do projeto APALAVTRARTES, como a subcomissária do Plano Nacional de Leitura, Elsa Conde, onde explicou que “este projeto tentou responder uma necessidade, que continuámos a sentir que é de criar pretextos, que incentivem a leitura, a escrita e a expressão junto dos mais jovens”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

ines 1

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa