Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C

PSP desmantela rede de burlões que fingiram ser militares da NATO

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Divisão de Investigação Criminal do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP deteve em Peniche e no Cadaval, no dia 8 de julho, pelas 07h15, três suspeitos - dois homens e uma mulher -, com idades compreendidas entre 52 e 64 anos, que se faziam passar por altas patentes de militares da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que davam cursos cinotécnicos e de sobrevivência.
Fardas e armas foram apreendidas

O trio usava diverso fardamento militar alusivo à NATO, incluindo condecorações e insígnias oficiais.

Foi a forma encontrada para conferir maior veracidade ao esquema fraudulento que engendraram, fazendo crer às vítimas que estariam na presença de indivíduos com as qualificações adequadas para ministrar os cursos a que se propunham numa alegada academia militar.

O treino de cães para estes fins era o objetivo dos cursos de formação profissional visando a categoria de educador cinotécnico durante quatro meses (150 horas), ministrados na zona de Lisboa e com o aliciante de dar a possibilidade de obter um certificado profissional internacional e os melhores classificados poderiam estagiar em Itália com forças de segurança, mas nenhum curso chegou ao fim.

“Esta atividade permitiu-lhes obter um enriquecimento ilícito, com evidente prejuízo para as vítimas”, refere a PSP. Os formandos terão perdido milhares de euros.

No seguimento de dois mandados de busca e apreensão domiciliários, os três principais responsáveis foram detidos e constituídos arguidos por suspeitas de falsificação de documentos, usurpação de funções e abuso de designação, sinal ou uniforme.

Das buscas realizadas resultou a apreensão de uma pistola calibre 9mmX19, com respetivo estojo, 785 munições calibre 9mm, cinco carregadores para pistola, uma pistola de air soft, treze armas brancas, três computadores, um tablet, sete telemóveis, um automóvel, diverso vestuário e outros artigos militares, e vários documentos relacionados com a atividade ilícita.

Os detidos foram constituídos arguidos e submetidos a termo e identidade e residência, ficando a aguardar em liberdade o desenvolvimento do processo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).