Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
21° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C

PSP desmantela rede de burlões que fingiram ser militares da NATO

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Divisão de Investigação Criminal do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP deteve em Peniche e no Cadaval, no dia 8 de julho, pelas 07h15, três suspeitos - dois homens e uma mulher -, com idades compreendidas entre 52 e 64 anos, que se faziam passar por altas patentes de militares da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que davam cursos cinotécnicos e de sobrevivência.
Fardas e armas foram apreendidas

O trio usava diverso fardamento militar alusivo à NATO, incluindo condecorações e insígnias oficiais.

Foi a forma encontrada para conferir maior veracidade ao esquema fraudulento que engendraram, fazendo crer às vítimas que estariam na presença de indivíduos com as qualificações adequadas para ministrar os cursos a que se propunham numa alegada academia militar.

O treino de cães para estes fins era o objetivo dos cursos de formação profissional visando a categoria de educador cinotécnico durante quatro meses (150 horas), ministrados na zona de Lisboa e com o aliciante de dar a possibilidade de obter um certificado profissional internacional e os melhores classificados poderiam estagiar em Itália com forças de segurança, mas nenhum curso chegou ao fim.

“Esta atividade permitiu-lhes obter um enriquecimento ilícito, com evidente prejuízo para as vítimas”, refere a PSP. Os formandos terão perdido milhares de euros.

No seguimento de dois mandados de busca e apreensão domiciliários, os três principais responsáveis foram detidos e constituídos arguidos por suspeitas de falsificação de documentos, usurpação de funções e abuso de designação, sinal ou uniforme.

Das buscas realizadas resultou a apreensão de uma pistola calibre 9mmX19, com respetivo estojo, 785 munições calibre 9mm, cinco carregadores para pistola, uma pistola de air soft, treze armas brancas, três computadores, um tablet, sete telemóveis, um automóvel, diverso vestuário e outros artigos militares, e vários documentos relacionados com a atividade ilícita.

Os detidos foram constituídos arguidos e submetidos a termo e identidade e residência, ficando a aguardar em liberdade o desenvolvimento do processo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

7ª Festa da Flor no Bairro Azul

A Associação Moradores e Amigos do Bairro Azul vai realizar a 7ª Festa da Flor nos dias 25 e 26 de maio, entre as 10h00 e as 22h00.

azul 1

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar