Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
16° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

Município realizou roteiro imersivo pela vila

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município do Bombarral dinamizou no passado dia 22 o seu “Roteiro Imersivo", atividade inserida no âmbito da Rede Cultura 2027, através da qual se pretende mostrar o melhor que cada um tem para oferecer, com visitas pelo património histórico e natural, degustações de iguarias gastronómicas e momentos performativos exclusivos.
Um dos locais visitados foi a Mata Municipal (foto José António)

A iniciativa, que contou com participantes de vários concelhos da região, tem como objetivo “divulgar as enormes potencialidades culturais do nosso território, bem como elevar Leiria a capital europeia da cultura”, sublinhou o vice-presidente da Câmara Municipal, Nuno Vicente, no início da atividade.

Referiu ainda que “estes roteiros eram para se terem realizado em outubro, mas só agora foi possível concretizá-los e visam divulgar as enormes potencialidades culturais do nosso território, como é o caso do património do Bombarral”, agradecendo assim aos visitantes e a todos os intervenientes na dinamização da visita ao concelho.

O périplo cultural iniciou-se no Salão Nobre dos Paços do Município, seguindo-se uma visita guiada à Mata Municipal, acompanhada pelo professor e biólogo Emanuel Vilaça, autor de diversas publicações sobre este espaço natural situado no centro da vila. “É quase incontornável como ponto de referência no município esta mata, que resistiu ao passado dos séculos, sendo hoje em dia quase um caso único, pois engloba um conjunto de espécies e estrutura da vegetação raros no centro de uma vila, sob a forma de um parque urbano”, explicou, adiantando que “isso faz com que a Mata seja um ponto de atração, que não pode deixar de ser visitado”.

Relatou igualmente que “este tipo de projetos, que geram sinergias, acaba por trazer uma dinâmica e dividendos que revertem a favor das regiões”.

Posteriormente, os participantes foram visitar a Quinta das Cerejeiras e a casa de Abel Pereira da Fonseca, um dos maiores empresários portugueses do setor vitivinícola do século passado e fundador da Companhia Agrícola do Sanguinhal. “Esta atividade é importante não só para a companhia, bem como para o concelho, fazendo com que este comece a aparecer regularmente em vários canais”, indicou Carlos João da Fonseca, neto do empresário

Acompanhados pela historiadora Dóris Santos, os participantes tiveram ainda oportunidade de conhecer o núcleo museológico da quinta e a Capela da Madre de Deus, bem como de provar um dos vinhos produzidos pela empresa bombarralense.

Por último, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o Teatro Eduardo Brazão, onde Rui Viola, presidente da União Cultural e Recreativa do Bombarral, que gere este teatro, abordou um pouco sobre a história do mesmo, que completou este ano um século de existência, e ainda assistiram a um apontamento musical protagonizado pelo jovem guitarrista João Silva.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Surf Parque Óbidos garante investimento de surfista de elite

Kanoa Igarashi, surfista que ocupa atualmente a sétima posição da Liga Mundial de Surf, tornou-se investidor do Surf Parque Óbidos, que arrancará em março de 2026 com um período de abertura ligeira seguido da grande abertura ao público em julho.

surf

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez