Q

Previsão do tempo

7° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 11° C
7° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
6° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 11° C

Município realizou roteiro imersivo pela vila

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município do Bombarral dinamizou no passado dia 22 o seu “Roteiro Imersivo", atividade inserida no âmbito da Rede Cultura 2027, através da qual se pretende mostrar o melhor que cada um tem para oferecer, com visitas pelo património histórico e natural, degustações de iguarias gastronómicas e momentos performativos exclusivos.
Um dos locais visitados foi a Mata Municipal (foto José António)

A iniciativa, que contou com participantes de vários concelhos da região, tem como objetivo “divulgar as enormes potencialidades culturais do nosso território, bem como elevar Leiria a capital europeia da cultura”, sublinhou o vice-presidente da Câmara Municipal, Nuno Vicente, no início da atividade.

Referiu ainda que “estes roteiros eram para se terem realizado em outubro, mas só agora foi possível concretizá-los e visam divulgar as enormes potencialidades culturais do nosso território, como é o caso do património do Bombarral”, agradecendo assim aos visitantes e a todos os intervenientes na dinamização da visita ao concelho.

O périplo cultural iniciou-se no Salão Nobre dos Paços do Município, seguindo-se uma visita guiada à Mata Municipal, acompanhada pelo professor e biólogo Emanuel Vilaça, autor de diversas publicações sobre este espaço natural situado no centro da vila. “É quase incontornável como ponto de referência no município esta mata, que resistiu ao passado dos séculos, sendo hoje em dia quase um caso único, pois engloba um conjunto de espécies e estrutura da vegetação raros no centro de uma vila, sob a forma de um parque urbano”, explicou, adiantando que “isso faz com que a Mata seja um ponto de atração, que não pode deixar de ser visitado”.

Relatou igualmente que “este tipo de projetos, que geram sinergias, acaba por trazer uma dinâmica e dividendos que revertem a favor das regiões”.

Posteriormente, os participantes foram visitar a Quinta das Cerejeiras e a casa de Abel Pereira da Fonseca, um dos maiores empresários portugueses do setor vitivinícola do século passado e fundador da Companhia Agrícola do Sanguinhal. “Esta atividade é importante não só para a companhia, bem como para o concelho, fazendo com que este comece a aparecer regularmente em vários canais”, indicou Carlos João da Fonseca, neto do empresário

Acompanhados pela historiadora Dóris Santos, os participantes tiveram ainda oportunidade de conhecer o núcleo museológico da quinta e a Capela da Madre de Deus, bem como de provar um dos vinhos produzidos pela empresa bombarralense.

Por último, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o Teatro Eduardo Brazão, onde Rui Viola, presidente da União Cultural e Recreativa do Bombarral, que gere este teatro, abordou um pouco sobre a história do mesmo, que completou este ano um século de existência, e ainda assistiram a um apontamento musical protagonizado pelo jovem guitarrista João Silva.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Inês Belbute com medalha de bronze na marcha

Inês Belbute, atleta da Escola de Atletismo do Arneirense, das Caldas da Rainha, alcançou o 3° lugar no Campeonato Nacional de Marcha em Estrada, realizado em Porto de Mós, com a marca de 29 minutos e 42 segundos.

atleta

Gaeirense com vitória caseira no futsal

O Gaeirense arrancou com uma goleada a fase de manutenção/descida do Campeonato Nacional da III Divisão de Futsal, série 6. Vitória caseira por 5-1, diante da Casa do Benfica da Golegã.

Nova loja de produtos para animais de estimação

A Goldpet - Produtos para animais de estimação, Lda abriu uma loja nas Caldas da Rainha, estando o evento formal de inauguração marcado para sábado, a partir das 10h00.

goldpet2