Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
11° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C

Faleceu um dos bombeiros mais prestigiados do país

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara de Peniche determinou o cumprimento nesta segunda-feira de um dia de luto municipal, com a colocação da bandeira concelhia a meia haste nos edifícios municipais, para prestar homenagem pelo falecimento do antigo comandante e presidente da associação humanitária dos bombeiros voluntários de Peniche, Jacinto Pedrosa, de 91 anos.
Jacinto Pedrosa tinha 91 anos

“Ficará para sempre na memória de todos os penicheiros, assim como de todos aqueles que tiveram o privilégio de o conhecer pessoalmente”, manifestou o presidente da Câmara, Henrique Bertino.

Jacinto Pedrosa, que também foi vereador na Câmara Municipal de Peniche, foi o segundo bombeiro do país a ser galardoado com a Fénix de Honra. Este distinto galardão da Liga dos Bombeiros Portugueses tinha pela primeira vez sido entregue a Henrique Sales Henriques, antigo comandante dos bombeiros das Caldas da Rainha, tendo Jacinto Pedrosa sido distinguido em 2011 no âmbito das comemorações do 82º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Peniche.

Já em 1996, nas Caldas da Rainha, aquando do XXXVI Congresso Nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses, havido recebido o crachá de ouro, por relevantes serviços prestados aos bombeiros, tendo sido entregue pelo chefe da Casa Militar em representação do Presidente da República. No mesmo ano recebeu a medalha de honra do Município de Peniche, atribuição justificada pelo exercício, durante dez anos, do cargo de presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Leiria e como conselheiro regional dos Bombeiros da Região de Lisboa e Vale do Tejo durante idêntica duração.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

50 anos do 25 de Abril assinalaram-se na rua nas Caldas

A sessão solene de aniversário do 25 de Abril de 1974 realizou-se pela primeira vez na rua, em frente aos Paços do Concelho, uma forma de, 50 anos depois, homenagear a população que não teve medo de apoiar os militares que iniciaram o movimento pela liberdade em Portugal.

cerimonia25deabril3

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.