Q

Previsão do tempo

14° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
14° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
15° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C

Festival de Teatro e Artes Performativas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Festival Ofélia de Teatro e Artes Performativas da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha acontece desde 2011, sendo um evento cultural anual organizado pelos alunos do 2º ano do curso de Teatro.

O objetivo é promover o trabalho dos estudantes, assim como fomentar a criação artística intra e inter escolas de artes. Além disso, procura também inovar em conteúdo e forma, explorar toda e qualquer maneira de fazer teatro, atrair um público fiel e colaborar com todos os campos artísticos adjacentes às artes do espetáculo, como luz, som, cenografia, figurino, design, multimédia, gestão e produção cultural, entre outros.

Uma vez que a 10ª edição deste evento não ocorreu em 2020, devido ao confinamento obrigatório e ininterrupto, este ano será realizada a edição 10.5, a ocorrer de 26 a 29 de maio.

Foram as intercorrências causadas pela pandemia da Covid-19 que suscitaram a palavra tema desta edição: Fragmentos.

As atividades deste evento são gratuitas, abertas ao público, e terão lugar tanto nos espaços da própria ESAD.CR, como também em locais da cidade, como o Parque D. Carlos, Céus de Vidro, Museu Leopoldo de Almeida, Museu de Cerâmica e o Museu do Hospital Termal.

A programação oficial será disponibilizada através das redes sociais do evento: No Instagram: @festivalofelia10.5; No Facebook: Festival Ofélia.

Para além dos espetáculos teatrais, performances e a participação das escolas convidadas – Universidade do Minho, Universidade de Évora e Escola Superior de Teatro e Cinema – o evento contará com exposições dos alunos dos outros cursos da ESAD.CR, com trabalhos de desenho, fotografia e pintura, por exemplo, uma mesa-redonda intitulada “Cenografia Online” via webinar, moderada pelo cenógrafo Henrique Ralheta, com os convidados João Brites, Fernando Ribeiro e Júnior Rodrigues, dois workshops presenciais – “Ilumina-te”, workshop de som e luz com o técnico superior Daniel Coimbra, e “Improvisação no movimento”, coordenado pelo coreógrafo Miguel Moreira. E ainda o workshop via webinar, através da plataforma Zoom, “Interpretando a Canção”, com a cantora e dubladora Kika Tristão e a atriz Karlla Guimarães, uma parceria do Festival Ofélia com a Escola de Artes Faz Assim, escola brasileira especializada em teatro musical.

A edição 10.5, tendo em conta o estado atual da cultura, decidiu apostar num reforço online, através da transmissão em livestream nas plataformas Youtube e Facebook de alguns espetáculos do Festival.

A realização desta edição do Festival Ofélia conta com a colaboração do coletivo artístico LuscoFusco.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1