Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
11° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C

Semana das Artes Fernanda Botelho

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Decorreu entre 9 e 15 de maio, no Cadaval, a Semana das Artes Fernanda Botelho, com a exposição “Coordenadas do lugar íntimo”, que fica patente na Biblioteca Municipal até dia 11 de junho. Dela fazem parte os trabalhos que têm vindo a ser realizados pelos alunos do 1.o e 3.o ciclos do Agrupamento de Escolas do Cadaval, no âmbito do Programa das Artes Fernanda Botelho.
Joana Botelho, neta da autora, pretendeu homenageá-la

A semana integrou, ainda, uma série de atividades junto da comunidade escolar, que passaram por uma “masterclass” de dança e outra de teatro, uma oficina de escrita criativa, para além da pintura de um mural evocativo a Fernanda Botelho.

Trata-se de uma homenagem a esta escritora que, não sendo natural do concelho do Cadaval, escolheu-o como refúgio durante cerca de 10 anos, criando-se, assim, uma ligação que passou a afetiva. Fernanda Botelho, que morreu aos 81 anos, estreou-se na literatura como poetisa, mas distinguiu-se sobretudo como romancista, tendo deixado uma obra extensa que lhe valeu vários prémios ao longo de mais de meio século de carreira.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Joana Botelho, presidente da Associação Gritos da Minha Dança e neta da autora, disse que a democratização cultural é um dos alicerces da missão levada a cabo pela associação.

Face à situação pandémica e à proibição de poder apresentar os trabalhos e exposições presencialmente, os mesmos são

passíveis de serem visualizados através de stickers (autocolantes) colados por paredes, muros e postes do concelho. Esses stickers têm um QRcode com acesso a vídeos, previamente gravados, da exposição e dos trabalhos realizados pelos alunos de expressão artística, teatro e dança. “Desta forma, qualquer pessoa com telemóvel poderá aceder a essas gravações”, explicou Joana Botelho, acrescentando que a ideia é “contaminar” o território.

Todos os alunos tiveram autonomia para colar num lugar que lhes fosse especial ou que considerassem uma mais-valia. Também todas as juntas de freguesia tiveram acesso a um número considerável destes stickers.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).