Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
18° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
18° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C

Semana das Artes Fernanda Botelho

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Decorreu entre 9 e 15 de maio, no Cadaval, a Semana das Artes Fernanda Botelho, com a exposição “Coordenadas do lugar íntimo”, que fica patente na Biblioteca Municipal até dia 11 de junho. Dela fazem parte os trabalhos que têm vindo a ser realizados pelos alunos do 1.o e 3.o ciclos do Agrupamento de Escolas do Cadaval, no âmbito do Programa das Artes Fernanda Botelho.
Joana Botelho, neta da autora, pretendeu homenageá-la

A semana integrou, ainda, uma série de atividades junto da comunidade escolar, que passaram por uma “masterclass” de dança e outra de teatro, uma oficina de escrita criativa, para além da pintura de um mural evocativo a Fernanda Botelho.

Trata-se de uma homenagem a esta escritora que, não sendo natural do concelho do Cadaval, escolheu-o como refúgio durante cerca de 10 anos, criando-se, assim, uma ligação que passou a afetiva. Fernanda Botelho, que morreu aos 81 anos, estreou-se na literatura como poetisa, mas distinguiu-se sobretudo como romancista, tendo deixado uma obra extensa que lhe valeu vários prémios ao longo de mais de meio século de carreira.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Joana Botelho, presidente da Associação Gritos da Minha Dança e neta da autora, disse que a democratização cultural é um dos alicerces da missão levada a cabo pela associação.

Face à situação pandémica e à proibição de poder apresentar os trabalhos e exposições presencialmente, os mesmos são

passíveis de serem visualizados através de stickers (autocolantes) colados por paredes, muros e postes do concelho. Esses stickers têm um QRcode com acesso a vídeos, previamente gravados, da exposição e dos trabalhos realizados pelos alunos de expressão artística, teatro e dança. “Desta forma, qualquer pessoa com telemóvel poderá aceder a essas gravações”, explicou Joana Botelho, acrescentando que a ideia é “contaminar” o território.

Todos os alunos tiveram autonomia para colar num lugar que lhes fosse especial ou que considerassem uma mais-valia. Também todas as juntas de freguesia tiveram acesso a um número considerável destes stickers.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa

Apresentado livro “Doce Viagem”

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Festival “Latitudes – Literatura e Viajantes”, organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, realizou no dia 12 de abril uma sessão de apresentação e lançamento do livro “Doce Viagem – Um roteiro dos doces de Natal na América Latina”, um projeto que resultou de uma parceria entre a Casa da América Latina (CAL) e a EHTO.

doce