Q

Previsão do tempo

10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C

Estudantes da ESAD.CR manifestaram-se contra as propinas

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação de Estudantes da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha foi uma das oito associações no país que se manifestaram na passada quarta-feira contra “o pagamento da propina, a falta de financiamento no ensino superior e a falta de condições e camas nas residências”. Na concentração, os estudantes bradaram palavras de ordem como "Para a banca vão milhões, para o ensino são tostões" e "A Educação é um direito, sem ela nada feito".
Grupo de manifestantes na ESAD.CR

Nas Caldas, o vice-presidente da associação de estudantes, Nuno Marques, afirmou que “é tempo de dizer basta aos entraves económicos que são as propinas e é tempo de se exigir mais financiamento para a Ação Social Escolar. Os estudantes estão fartos de não terem respostas”. Referiu ainda que o atual estado do ensino superior tem trazido “consequências gravosas para os estudantes”, sendo a propina a principal fonte de dificuldades.

“Nós queremos que as propinas acabem, pois temos imensos estudantes que não conseguem pagar devido à perda de rendimentos das suas famílias a cada dia que passa e assim torna-se difícil de continuarem a suportar os custos do ensino superior “, apontou, adiantando que “isso tem levado muitos estudantes a abandonar o ensino”. “Esta é uma questão que abrange a maioria dos estudantes aqui na ESAD.CR”, sublinhou.

Depois de relatar a existência de “casos de estudantes que têm de decidir entre pagar propinas e comer”, Nuno Marques garantiu que “os estudantes não vão desistir de lutar pelos seus direitos, por um ensino superior público, gratuito e de qualidade”.

Mas as críticas não se ficam pelo pagamento de propinas. “Enquanto estudante sentimos muitas dificuldades, pois o que temos não chega para todos. Temos uma luta constante para criar um pavilhão, que exige a mobilidade dos estudantes fora do recinto escolar, e mais condições materiais para os nossos projetos”, apontou Maria Eduarda, aluna do 2º ano do curso de Artes Plásticas da ESAD.CR.

Também Guilherme, aluno do 1º ano de Som e Imagem da ESAD.CR, reclama por “melhores condições nas salas, onde por vezes chove lá dentro, materiais acessíveis e uma biblioteca disponível para as nossas pesquisas”. “É urgente acabar com a propina e democratizar o ensino, que deve ser acessível a todos os cidadãos”, apontou.

Na concentração, os alunos com o megafone exigiram também mais investimento em ação social, bolsas e residências.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas