Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
17° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
17° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C

Estudantes da ESAD.CR manifestaram-se contra as propinas

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação de Estudantes da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha foi uma das oito associações no país que se manifestaram na passada quarta-feira contra “o pagamento da propina, a falta de financiamento no ensino superior e a falta de condições e camas nas residências”. Na concentração, os estudantes bradaram palavras de ordem como "Para a banca vão milhões, para o ensino são tostões" e "A Educação é um direito, sem ela nada feito".
Grupo de manifestantes na ESAD.CR

Nas Caldas, o vice-presidente da associação de estudantes, Nuno Marques, afirmou que “é tempo de dizer basta aos entraves económicos que são as propinas e é tempo de se exigir mais financiamento para a Ação Social Escolar. Os estudantes estão fartos de não terem respostas”. Referiu ainda que o atual estado do ensino superior tem trazido “consequências gravosas para os estudantes”, sendo a propina a principal fonte de dificuldades.

“Nós queremos que as propinas acabem, pois temos imensos estudantes que não conseguem pagar devido à perda de rendimentos das suas famílias a cada dia que passa e assim torna-se difícil de continuarem a suportar os custos do ensino superior “, apontou, adiantando que “isso tem levado muitos estudantes a abandonar o ensino”. “Esta é uma questão que abrange a maioria dos estudantes aqui na ESAD.CR”, sublinhou.

Depois de relatar a existência de “casos de estudantes que têm de decidir entre pagar propinas e comer”, Nuno Marques garantiu que “os estudantes não vão desistir de lutar pelos seus direitos, por um ensino superior público, gratuito e de qualidade”.

Mas as críticas não se ficam pelo pagamento de propinas. “Enquanto estudante sentimos muitas dificuldades, pois o que temos não chega para todos. Temos uma luta constante para criar um pavilhão, que exige a mobilidade dos estudantes fora do recinto escolar, e mais condições materiais para os nossos projetos”, apontou Maria Eduarda, aluna do 2º ano do curso de Artes Plásticas da ESAD.CR.

Também Guilherme, aluno do 1º ano de Som e Imagem da ESAD.CR, reclama por “melhores condições nas salas, onde por vezes chove lá dentro, materiais acessíveis e uma biblioteca disponível para as nossas pesquisas”. “É urgente acabar com a propina e democratizar o ensino, que deve ser acessível a todos os cidadãos”, apontou.

Na concentração, os alunos com o megafone exigiram também mais investimento em ação social, bolsas e residências.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos