Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C

390 quilos de bivalves em situação irregular apreendidos nas Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de 390 quilos de bivalves, com um valor estimado de 1240 euros, foram apreendidos no concelho de Caldas da Rainha por falta de documentação que permitisse determinar a sua origem e rastreabilidade, constituindo dessa forma um perigo para a saúde pública.
Falta de documento comprovativo da origem determinou a apreensão

No âmbito de uma ação de fiscalização e vigilância do controlo da captura, detenção, transporte e comercialização ilegal de bivalves, os militares dos Destacamentos de Controlo Costeiro da GNR da Figueira da Foz e de Lisboa detetaram três

indivíduos que no passado dia 29 efetuavam o transporte de 380 quilos de berbigão e de dez quilos de amêijoa-macha.

Os homens, com idades compreendidas entre os 40 e os 58 anos, foram identificados, tendo sido elaborados os respetivos

autos de contraordenação, cujas coimas podem ascender aos 50 mil euros.

A GNR sublinha que “os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade

ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais”.

Para além disso, “a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).