Q

Previsão do tempo

8° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
8° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
7° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 14° C

390 quilos de bivalves em situação irregular apreendidos nas Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de 390 quilos de bivalves, com um valor estimado de 1240 euros, foram apreendidos no concelho de Caldas da Rainha por falta de documentação que permitisse determinar a sua origem e rastreabilidade, constituindo dessa forma um perigo para a saúde pública.
Falta de documento comprovativo da origem determinou a apreensão

No âmbito de uma ação de fiscalização e vigilância do controlo da captura, detenção, transporte e comercialização ilegal de bivalves, os militares dos Destacamentos de Controlo Costeiro da GNR da Figueira da Foz e de Lisboa detetaram três

indivíduos que no passado dia 29 efetuavam o transporte de 380 quilos de berbigão e de dez quilos de amêijoa-macha.

Os homens, com idades compreendidas entre os 40 e os 58 anos, foram identificados, tendo sido elaborados os respetivos

autos de contraordenação, cujas coimas podem ascender aos 50 mil euros.

A GNR sublinha que “os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade

ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais”.

Para além disso, “a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Condenado a prisão por furto de automóveis

Um homem de 39 anos que furtou dois automóveis de um armazém, cada um avaliado em mais de vinte mil euros, foi condenado pelo Tribunal das Caldas da Rainha a quatro anos e quatro meses de prisão.

prisao

Apreendidos 250 quilos de pescada sem dimensão

Um homem de 44 anos, foi detetado no passado dia 14 nas imediações da lota da Nazaré, no porto de abrigo, na posse de 248 quilos de pescada sem a medida mínima estipulada por lei para ser comercializada, resultando na sua apreensão, uma vez que o respeito dos tamanhos de captura visa a salvaguardar a gestão sustentável do pescado e sua rentabilidade potencial.

pescada 1

Polícia Marítima apreende artes de pesca

A Polícia Marítima da Nazaré apreendeu na tarde da passada sexta-feira sete artes de pesca ilegais, com 750 metros de comprimento no total, entre a praia da Légua, em Alcobaça, e a praia do Salgado, na Nazaré.

redes