Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
17° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
17° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C

390 quilos de bivalves em situação irregular apreendidos nas Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de 390 quilos de bivalves, com um valor estimado de 1240 euros, foram apreendidos no concelho de Caldas da Rainha por falta de documentação que permitisse determinar a sua origem e rastreabilidade, constituindo dessa forma um perigo para a saúde pública.
Falta de documento comprovativo da origem determinou a apreensão

No âmbito de uma ação de fiscalização e vigilância do controlo da captura, detenção, transporte e comercialização ilegal de bivalves, os militares dos Destacamentos de Controlo Costeiro da GNR da Figueira da Foz e de Lisboa detetaram três

indivíduos que no passado dia 29 efetuavam o transporte de 380 quilos de berbigão e de dez quilos de amêijoa-macha.

Os homens, com idades compreendidas entre os 40 e os 58 anos, foram identificados, tendo sido elaborados os respetivos

autos de contraordenação, cujas coimas podem ascender aos 50 mil euros.

A GNR sublinha que “os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade

ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais”.

Para além disso, “a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Clínica veterinária assaltada

Um quarteto encapuzado e com luvas assaltou uma clínica veterinária nas Caldas da Rainha na madrugada da passada sexta-feira, tendo levado cerca de 250 euros do fundo de maneio e de uma caixa de donativos para o tratamento de animais, para além de trelas.

assalto2

Exercício de resgate de náufragos na Foz do Arelho

Um simulacro de busca no mar e resgate junto às rochas foi realizado no passado sábado na Foz do Arelho. Foi testada a resposta ao salvamento de dois náufragos que deram à costa, numa zona de praia de difícil acesso.

simulacro3

Maior afluência às praias aumentou salvamentos

Entre 12 e 14 de abril o aumento da temperatura levou muitas pessoas às praias e aos banhos, o que fez subir o perigo de afogamento, numa altura em que a maioria não tem ainda vigilância. A Autoridade Marítima Nacional (AMN) registou, ao longo destes três dias, 249 salvamentos e quatro desaparecidos ao longo do país, incluindo no distrito de Leiria, na Praia da Vieira, na Marinha Grande, área da capitania da Nazaré, onde um jovem de 22 anos foi arrastado pelo mar e outro de 26 anos foi resgatado com vida.

prevencao