Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
13° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 19° C

Tribunal de Contas assinala Dia da Água com o Aqueduto de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Para assinalar o Dia Mundial da Água (22 de março), o Tribunal de Contas lembrou-se de pesquisar o seu arquivo histórico e descobriu num dos livros do conjunto documental do Erário Régio os registos das despesas de 1788 a 1796 com a obra de reedificação do Aqueduto de Óbidos.
Aqueduto de Óbidos

A obra foi ordenada por D. Maria I na sequência da queixa da Câmara e do povo de Óbidos pela “falta de água capaz para seu uso”, resultante do estado de degradação em que se encontrava o aqueduto. O aqueduto, mandado construir em 1573 por D. Catarina de Áustria, esposa do rei D. João III, estendia-se por seis quilómetros, um troço aéreo desde o Vale dos Arcos até às portas de Óbidos, e dois troços subterrâneos (um junto à nascente e outro na parte final já no interior da vila até ao Chafariz de Santa Maria, onde a população se abastecia). A iniciativa do Tribunal de Contas enquadrou-se na intenção de mostrar o papel da água nas nossas vidas e como a valorizamos económica, social ou culturalmente.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atletas de kempo com medalhas mundiais

Maria Cardoso, João Colaço, Diogo Tomás, Afonso Morais, atletas do concelho das Caldas da Rainha, conquistaram medalhas no XX Campeonato Mundial de Kempo IKF, que decorreu entre 25 e 27 de abril em Antalya, na Turquia.

kempo

Atletas caldenses com títulos nos campeonatos regionais de ténis

Decorreram entre os dias 25 e 28 de abril os campeonatos regionais individuais dos escalões Sub12 e Sub16 em ténis. Os atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy marcaram forte presença nestas provas e conquistaram diversos títulos.

tenis

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.