Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

Armadilhas caseiras para vespas asiáticas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município da Lourinhã volta a promover a destruição de todos os ninhos primários e definitivos de vespa asiática detetados no território, como medida de controlo da propagação desta espécie, e para além dos procedimentos habituais, como a adjudicação da exterminação a entidades competentes para o efeito, executa o projeto iniciado na Escola Dr. João das Regras, relativo à colocação de armadilhas caseiras, elaboradas pelos alunos do 6o ano, nas aulas de Educação Tecnológica no ano letivo 2019/2020.
Iniciativa na Lourinhã desenvolvida por alunos da Escola Dr. João das Regras

Estes meios de prevenção foram distribuídos pelo território, com especial incidência nos locais envolventes onde anteriormente tinham sido detetados ninhos de vespa asiática e têm como objetivo a captura de vespas rainhas, fundadoras de novas colónias, impedindo assim a reprodução e o desenvolvimento de novos ninhos. Em simultâneo, estas armadilhas serão monitorizadas quinzenalmente para contagem de capturas e reforço do atrativo.

O Serviço Municipal de Proteção Civil tem disponíveis armadilhas caseiras para entrega aos apicultores ou à população em geral.

A autarquia alerta que em qualquer circunstância nenhum munícipe dever tentar destruir ninhos de vespa asiática utilizando armas de fogo ou destruindo parcialmente o ninho, através de quaisquer ferramentas, uma vez que existe o risco de disseminar as vespas, que construirão novos ninhos ou de as mesmas, sentindo-se ameaçadas, atacarem e, no caso de a picada acontecer em pessoas ou animais que façam uma reação alérgica grave a picadas de insetos e venenos de animais, poder-se-á desencadear uma reação alérgica grave.

Todos os avistamentos de vespa asiática ou dos respetivos ninhos devem ser comunicados ao Serviço Municipal de Proteção Civil.

Em 2020, foram destruídos na Lourinhã onze ninhos de vespa asiática. Esta é uma espécie exótica invasora, predadora de abelhas e altamente prejudicial para a produção de mel, agricultura e ecossistema em geral.

A vespa velutina é predominantemente preta, com uma ampla faixa laranja no abdómen e uma faixa amarela no primeiro segmento. Quando é observada de frente, a sua cabeça é laranja e as suas patas são amarelas nas pontas. O tamanho da vespa asiática varia entre os 2,5 e os 3cm.

Na primavera, as vespas rainhas formam os ninhos primários, que têm cerca de 5-10 cm de diâmetro. Posteriormente formam-se os ninhos secundários ou definitivos que têm uma forma esférica ou em forma de pera, com cerca de 50-80 cm de diâmetro, e são geralmente feitos em árvores altas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Surf Parque Óbidos garante investimento de surfista de elite

Kanoa Igarashi, surfista que ocupa atualmente a sétima posição da Liga Mundial de Surf, tornou-se investidor do Surf Parque Óbidos, que arrancará em março de 2026 com um período de abertura ligeira seguido da grande abertura ao público em julho.

surf

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez