Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 17° C
11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C
Olhar JSD

Eutanásia – a liberdade de escolha que representa

Catarina Serra Militante JSD Caldas da Rainha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um dos assuntos mais debatidos e que gera maior controvérsia a nível mundial foi aprovado no Parlamento com 136 votos favoráveis, dos quais 14 provenientes do PSD.

Para muitos esta representa uma ofensa para com aquilo que de mais valioso possuímos, a vida, para outros simboliza um grande passo para a evolução de uma sociedade cada vez mais democrática.

A grande questão legal que aqui se coloca, para além das questões religiosas, éticas e morais, é o facto de estar presente na Constituição da Republica Portuguesa, a base da jurisprudência (ciência do direito e da legislação) do nosso país, no artigo 24º, alínea 1, que “A vida humana é inviolável”, e com isto qualquer ataque, ou quebra desta para com outro indivíduo é retratado como crime de homicídio, de acordo com o artigo 131º e seguintes do Código Penal. Outra situação que se coloca é o facto de no Código Deontológico dos Médicos ser impedida a “ajuda ao suicídio, à eutanásia e à distanásia”.

No entanto, a eutanásia (origem do grego – “eu” + “tanathos”, traduzido para português “boa morte”), resume-se a um pedido de ajuda daqueles que querem morrer com dignidade, sem sofrimento para os mesmos e para aqueles que os rodeiam, porque se encontram doentes. Não se trata de uma decisão política, religiosa ou social, mas sim pessoal, não tendo qualquer tipo de obrigatoriedade ou dever. A banalização da eutanásia é temida, e com razão, mas se a tipificação da lei for bem estruturada e a sua prática devidamente fiscalizada, nada há que temer. A liberdade de escolha que é caraterística de um país evoluído e democrático, representa tudo isto e o respeito pelo próximo.

Com isto, passa a existir uma despenalização da morte medicamente assistida, tornando Portugal no quarto país da Europa e o sétimo no mundo a legalizar a eutanásia, se esta lei for promulgada pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).