Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
11° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
12° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
“Em frequência"

O que é a Banda do Cidadão?

Sérgio Pinheiro, radioamador com o indicativo CT2HQS na Banda do Cidadão Estação Urso Polar CB e PMR Clube das Caldas da Rainha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Banda do Cidadão ou a CB (Citizen Band) nasceu nos Estados Unidos após a segunda Guerra Mundial.
Um dos modelos de rádio base anos 70/80

Foi com efeito nesta época que os radioamadores americanos manifestaram o seu interesse pela criação de um tipo de comunicação por rádio entre particulares na banda de frequência dos 27 Mhz! E porquê a escolha dos 27Mhz? Essa faixa era somente usada em aplicações industriais científicas e médicas, daí ter sido feito o aproveitamento da faixa de frequência que com a sua utilização em crescente desenvolvimento ficou apenas para a utilização do cidadão comum.

Alguns anos depois o fenómeno da Banda do Cidadão chegava à Europa e teve o seu pico de utilização nos seus anos 80 e 90. Em Portugal o cidadão para utilizar a banda precisava apenas de adquirir o equipamento rádio e antena e fazer o pedido de licença de utilização numa estação dos correios, onde seria remetida ao Instituto das Comunicações de Portugal (ICP), atual Anacom, que iria emitir a licença de utilização. Nessa época era muito comum se ver grandes antenas nos automóveis e nos telhados.

Nos dias de hoje a banda do cidadão já não carece de licenciamento mas continuam os utilizadores a cumprir a lei sobre a utilização dos 27 Mhz.

Qualquer pessoa pode e deve usar a Banda do Cidadão! A sua utilização permite conhecer novos amigos, participar em concursos e é sem dúvida um meio de comunicação em caso de catástrofe!

Na próxima rubrica irei falar sobre os equipamentos que são utilizados na Banda do Cidadão.

Saudações 73.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).