Q

Previsão do tempo

22° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
21° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 25° C
21° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C
“Em frequência"

O que é a Banda do Cidadão?

Sérgio Pinheiro, radioamador com o indicativo CT2HQS na Banda do Cidadão Estação Urso Polar CB e PMR Clube das Caldas da Rainha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Banda do Cidadão ou a CB (Citizen Band) nasceu nos Estados Unidos após a segunda Guerra Mundial.
Um dos modelos de rádio base anos 70/80

Foi com efeito nesta época que os radioamadores americanos manifestaram o seu interesse pela criação de um tipo de comunicação por rádio entre particulares na banda de frequência dos 27 Mhz! E porquê a escolha dos 27Mhz? Essa faixa era somente usada em aplicações industriais científicas e médicas, daí ter sido feito o aproveitamento da faixa de frequência que com a sua utilização em crescente desenvolvimento ficou apenas para a utilização do cidadão comum.

Alguns anos depois o fenómeno da Banda do Cidadão chegava à Europa e teve o seu pico de utilização nos seus anos 80 e 90. Em Portugal o cidadão para utilizar a banda precisava apenas de adquirir o equipamento rádio e antena e fazer o pedido de licença de utilização numa estação dos correios, onde seria remetida ao Instituto das Comunicações de Portugal (ICP), atual Anacom, que iria emitir a licença de utilização. Nessa época era muito comum se ver grandes antenas nos automóveis e nos telhados.

Nos dias de hoje a banda do cidadão já não carece de licenciamento mas continuam os utilizadores a cumprir a lei sobre a utilização dos 27 Mhz.

Qualquer pessoa pode e deve usar a Banda do Cidadão! A sua utilização permite conhecer novos amigos, participar em concursos e é sem dúvida um meio de comunicação em caso de catástrofe!

Na próxima rubrica irei falar sobre os equipamentos que são utilizados na Banda do Cidadão.

Saudações 73.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa

Apresentado livro “Doce Viagem”

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Festival “Latitudes – Literatura e Viajantes”, organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, realizou no dia 12 de abril uma sessão de apresentação e lançamento do livro “Doce Viagem – Um roteiro dos doces de Natal na América Latina”, um projeto que resultou de uma parceria entre a Casa da América Latina (CAL) e a EHTO.

doce