Q

Previsão do tempo

22° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
22° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 23° C
23° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
“Em frequência"

O que é a Banda do Cidadão?

Sérgio Pinheiro, radioamador com o indicativo CT2HQS na Banda do Cidadão Estação Urso Polar CB e PMR Clube das Caldas da Rainha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Banda do Cidadão ou a CB (Citizen Band) nasceu nos Estados Unidos após a segunda Guerra Mundial.
Um dos modelos de rádio base anos 70/80

Foi com efeito nesta época que os radioamadores americanos manifestaram o seu interesse pela criação de um tipo de comunicação por rádio entre particulares na banda de frequência dos 27 Mhz! E porquê a escolha dos 27Mhz? Essa faixa era somente usada em aplicações industriais científicas e médicas, daí ter sido feito o aproveitamento da faixa de frequência que com a sua utilização em crescente desenvolvimento ficou apenas para a utilização do cidadão comum.

Alguns anos depois o fenómeno da Banda do Cidadão chegava à Europa e teve o seu pico de utilização nos seus anos 80 e 90. Em Portugal o cidadão para utilizar a banda precisava apenas de adquirir o equipamento rádio e antena e fazer o pedido de licença de utilização numa estação dos correios, onde seria remetida ao Instituto das Comunicações de Portugal (ICP), atual Anacom, que iria emitir a licença de utilização. Nessa época era muito comum se ver grandes antenas nos automóveis e nos telhados.

Nos dias de hoje a banda do cidadão já não carece de licenciamento mas continuam os utilizadores a cumprir a lei sobre a utilização dos 27 Mhz.

Qualquer pessoa pode e deve usar a Banda do Cidadão! A sua utilização permite conhecer novos amigos, participar em concursos e é sem dúvida um meio de comunicação em caso de catástrofe!

Na próxima rubrica irei falar sobre os equipamentos que são utilizados na Banda do Cidadão.

Saudações 73.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Óbidos Criativa no Nacional de Masters com 14 pódios

O Clube de Natação Óbidos Criativa (OC) participou no Campeonato Nacional de Masters de Verão, realizado de 4 a 7 de julho no complexo de piscinas de São João da Madeira. Os nadadores de Óbidos alcançaram 14 pódios, com cada atleta a conquistar pelo menos um lugar no pódio.

Masters

Ministro assinala 100 dias de Governo no Cadaval

Para assinalar os primeiros 100 dias de governação, o PSD organizou, em todo o país, reuniões abertas aos militantes e simpatizantes, com a participação de um ministro. Foi neste contexto que, no passado dia 10, o ministro-adjunto da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, esteve no Cadaval.

ministro