Q

Previsão do tempo

15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C

Câmara comparticipa Expoeste com 110 mil euros mas PS vota contra

Francisco Gomes (texto)

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha aprovou o protocolo de apoio em 2021 à Associação para o Desenvolvimento Industrial do Oeste (ADIO), entidade que gere a Expoeste, tendo os vereadores do PS, Luís Patacho e Jaime Neto, votado contra.
Câmara aprovou o protocolo de apoio em 2021 para a entidade que gere a Expoeste

Os socialistas apontam que o valor da comparticipação financeira a atribuir à ADIO continua a aumentar, passando de 104 mil para 110 mil euros, ou seja, mais 6 mil euros do que em 2020. O que muda é a “circunstância de o Município deixar de pagar qualquer valor pela utilização de espaços na Expoeste”.

“Os vereadores do PS desde o início do mandato que vêm defendendo a extinção da ADIO, não existindo nenhum fundamento para alterarem a sua posição, uma vez que tudo continua como antes. Na verdade, passou mais ano e a nova Associação Caldas XXI continua por constituir”, sublinham os autarcas, que aguardam que seja implementada a aprovada fusão entre associações que gerem espaços municipais – para além da ADIO, a ADJCR – Associação para o Desenvolvimento da Juventude das Caldas da Rainha (que gere o Centro da Juventude) e a Culturcaldas, que gere o Centro Cultural e de Congressos.

Segundo apontam, a fusão está “assente em critérios de gestão profissionalizados e otimizados, com ganhos ao nível da rentabilização de recursos humanos, financeiros e de equipamentos”, visando terminar a “insustentabilidade económica das associações”.

“A fusão destas três associações tem colhido a unanimidade das forças políticas no nosso concelho, tendo-se materializado numa deliberação da Assembleia Municipal, por unanimidade, na sessão extraordinária de 29 de dezembro de 2015, há mais de cinco anos”, fazem notar.

Em reunião de Câmara de 13 de novembro de 2017 foi feita a aprovação dos estatutos da nova associação que irá materializar essa fusão, mas desde então não houve avanços.

“A manutenção da existência das três associações é contrária à boa gestão por parte desta Câmara Municipal.Tanto mais que a ADIO é uma associação com um longo historial de completa insustentabilidade financeira, de que foi exemplo maior a necessidade da recompra da Expoeste pela Câmara Municipal para evitar que esse edifício não fosse exposto a penhoras de credores da associação e subsequente venda judicial, negócio desastroso para o Município do ponto de vista da boa gestão dos dinheiros públicos, que assim desbaratou mais de três centenas e meia de milhares de euros por conta do desgoverno da ADIO”, vincam os vereadores do PS.

Os socialistas dizem que “não se compreende que a Câmara Municipal demore tanto tempo a diligenciar pela materialização da fusão das três associações e persista no mesmo modelo de financiamento à ADIO, que tão maus resultados tem dado”.

“A única razão inteligível é que o senhor presidente de Câmara não pretende concretizar essa fusão, mesmo em face de uma deliberação por unanimidade da Assembleia Municipal nesse sentido”, concluem.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Caldas garante manutenção na Liga 3

Ao empatar em casa a uma bola com o Oliveira do Hospital, no passado domingo, no Campo da Mata, o Caldas Sport Clube garantiu a manutenção na Liga 3.

caldas1 1

Praxe solidária celebra 25 de Abril

A Associação Académica das Caldas da Rainha optou por celebrar o 25 de Abril com um momento praxístico solidário. Juntou-se à Mães do Mundo e, mais especificamente, à organização não governamental Reino Mágico, pertencente à mesma, para enviar bonecas e dinheiro para crianças em comunidades desfavorecidas.

praxe1

Espetáculo da Escola Vocacional de Dança

“Composição” é o espetáculo que a Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha vai apresentar no dia 12 de maio, às 17h00, no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

danca