Q

Previsão do tempo

9° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
9° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 18° C
9° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C
Pensar à Esquerda

Manter o espírito do 16 de Março

Manuel Martins Coordenador da JS/Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A 16 de março de 1974 saíam do Regimento de Infantaria 5, nas Caldas da Rainha, 200 homens comandados pelo major Armando Marques Ramos. Objetivo? Derrubar Marcelo Caetano.

Pouco coordenados, viram-se isolados a caminho de Lisboa, com as restantes unidades a permanecerem nos quartéis. Voltaram para as Caldas e acabaram levados para a Casa de Reclusão da Trafaria.

Pouco reconhecido pela História, o Levantamento das Caldas é frequentemente retratado como um ensaio da Revolução de Abril (uma teleologia discutível, mas este não é o espaço adequado para essa discussão historiográfica).

Feita a curta homenagem à nossa Revolta, talvez seja benéfico refletir um pouco sobre ela.

Estamos, como se sabe, em ano de eleições autárquicas que, apesar de toda a nossa situação atípica, quase certamente não serão adiadas. Localizadas e particularistas, não atraem, na sua maioria, grandes reflexos e debates ideológicos sobre aquilo que representam e significam. São o ato eleitoral que nos é mais próximo e, parecendo que não, aquele que mais influenciará o nosso quotidiano durante os próximos quatro anos.

É frequente dizer-se, com alguma razão, que são as eleições em que se votam em pessoas e não em partidos, onde um candidato bem escolhido pode fazer uma enorme diferença.

A pandemia do SARS-CoV-2 fez-nos refletir e pensar não só sobre a necessidade do constante reforço e fortalecimento do nosso Estado Previdência, mas também da necessidade de empatia, civismo e espírito de comunidade – mantendo-nos seguros, mantemos os nossos e, também, os outros. A este comunitarismo cívico, cuja maior expressão foi a criação de redes de voluntariado para suprimir as dificuldades de auxílio aos mais vulneráveis, é imprescindível que se conjugue não apenas o direito, mas também o dever do voto.

A democracia, tão recente e sempre precária, não se construiu, nem se constrói, individualmente, mas o acto mais elementar que a mantém, o voto, esse sim só pode ser individual. E é imprescindível.

Poderá haver luz ao fundo do túnel, mas não deixaremos de enfrentar tempos difíceis. Essa luta pode ser mais fácil se for travada em conjunto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1