Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
Pensar à Esquerda

Manter o espírito do 16 de Março

Manuel Martins Coordenador da JS/Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A 16 de março de 1974 saíam do Regimento de Infantaria 5, nas Caldas da Rainha, 200 homens comandados pelo major Armando Marques Ramos. Objetivo? Derrubar Marcelo Caetano.

Pouco coordenados, viram-se isolados a caminho de Lisboa, com as restantes unidades a permanecerem nos quartéis. Voltaram para as Caldas e acabaram levados para a Casa de Reclusão da Trafaria.

Pouco reconhecido pela História, o Levantamento das Caldas é frequentemente retratado como um ensaio da Revolução de Abril (uma teleologia discutível, mas este não é o espaço adequado para essa discussão historiográfica).

Feita a curta homenagem à nossa Revolta, talvez seja benéfico refletir um pouco sobre ela.

Estamos, como se sabe, em ano de eleições autárquicas que, apesar de toda a nossa situação atípica, quase certamente não serão adiadas. Localizadas e particularistas, não atraem, na sua maioria, grandes reflexos e debates ideológicos sobre aquilo que representam e significam. São o ato eleitoral que nos é mais próximo e, parecendo que não, aquele que mais influenciará o nosso quotidiano durante os próximos quatro anos.

É frequente dizer-se, com alguma razão, que são as eleições em que se votam em pessoas e não em partidos, onde um candidato bem escolhido pode fazer uma enorme diferença.

A pandemia do SARS-CoV-2 fez-nos refletir e pensar não só sobre a necessidade do constante reforço e fortalecimento do nosso Estado Previdência, mas também da necessidade de empatia, civismo e espírito de comunidade – mantendo-nos seguros, mantemos os nossos e, também, os outros. A este comunitarismo cívico, cuja maior expressão foi a criação de redes de voluntariado para suprimir as dificuldades de auxílio aos mais vulneráveis, é imprescindível que se conjugue não apenas o direito, mas também o dever do voto.

A democracia, tão recente e sempre precária, não se construiu, nem se constrói, individualmente, mas o acto mais elementar que a mantém, o voto, esse sim só pode ser individual. E é imprescindível.

Poderá haver luz ao fundo do túnel, mas não deixaremos de enfrentar tempos difíceis. Essa luta pode ser mais fácil se for travada em conjunto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto