Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
15° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C

Delegação do Chega – Bombarral preocupada com o setor agrícola

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma delegação do Chega – Bombarral reuniu no passado dia 3 com a direção da Associação de Produtores Agrícolas da Sobrena (APAS), no concelho do Cadaval, para escutar as principais dificuldades do setor agrícola na região e a visão para as ultrapassar.
A delegação reuniu com a direção da Associação de Produtores Agrícolas da Sobrena

“A sistemática burocracia, as dificuldades na obtenção de água de rega e a escassez de mão-de-obra figuram no topo das queixas dos nossos agricultores”, aponta a delegação do Chega.

No que se refere aos problemas decorrentes da carga burocrática destaca-se “o tempo e recursos absorvidos com a multiplicação de pareceres e formalidades exigidos nos processos de licenciamento ou compensações financeiras e a descontinuidade das políticas de investimento e apoio aos agricultores”. “Não é difícil compreender que projetos de investimento a duas décadas convivem mal com constantes alterações das regras”, sublinha.

Segundo a delegação, “os nossos interlocutores da APAS alertam para as dificuldades na captação de água devido ao abaixamento do nível freático que se tem verificado de há uns anos a esta parte”. “O regadio na região Oeste atravessa dificuldades que reclamam soluções de envergadura para que se possa aspirar a manter este setor como uma fonte de riqueza”, sustenta.

Questões relacionadas com a mão-de-obra são também uma preocupação maior no setor, indica a delegação do Chega. “A introdução de técnicas e equipamentos recentes na produção agrícola implicam alguma especialização que é escassa. No período das colheitas de pêras e maçãs a necessidade de muita mão-de-obra por um curto espaço de tempo carece de flexibilização que possibilite agilizar a contratação de trabalhadores dentro do quadro legal”, faz notar.

Outra ideia bastante vincada foi de que “os subsídios à atividade agrícola são na realidade uma compensação indispensável para fazer face à falta de competitividade do setor”.

“Manifestamos a nossa convicção de que a agricultura nacional, além de produzir riqueza, é um setor que deve ser acarinhado na perspetiva de mantermos a autonomia alimentar possível”, defende.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1