Q

Previsão do tempo

22° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 22° C
22° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
25° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 24° C

Delegação do Chega – Bombarral preocupada com o setor agrícola

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma delegação do Chega – Bombarral reuniu no passado dia 3 com a direção da Associação de Produtores Agrícolas da Sobrena (APAS), no concelho do Cadaval, para escutar as principais dificuldades do setor agrícola na região e a visão para as ultrapassar.
A delegação reuniu com a direção da Associação de Produtores Agrícolas da Sobrena

“A sistemática burocracia, as dificuldades na obtenção de água de rega e a escassez de mão-de-obra figuram no topo das queixas dos nossos agricultores”, aponta a delegação do Chega.

No que se refere aos problemas decorrentes da carga burocrática destaca-se “o tempo e recursos absorvidos com a multiplicação de pareceres e formalidades exigidos nos processos de licenciamento ou compensações financeiras e a descontinuidade das políticas de investimento e apoio aos agricultores”. “Não é difícil compreender que projetos de investimento a duas décadas convivem mal com constantes alterações das regras”, sublinha.

Segundo a delegação, “os nossos interlocutores da APAS alertam para as dificuldades na captação de água devido ao abaixamento do nível freático que se tem verificado de há uns anos a esta parte”. “O regadio na região Oeste atravessa dificuldades que reclamam soluções de envergadura para que se possa aspirar a manter este setor como uma fonte de riqueza”, sustenta.

Questões relacionadas com a mão-de-obra são também uma preocupação maior no setor, indica a delegação do Chega. “A introdução de técnicas e equipamentos recentes na produção agrícola implicam alguma especialização que é escassa. No período das colheitas de pêras e maçãs a necessidade de muita mão-de-obra por um curto espaço de tempo carece de flexibilização que possibilite agilizar a contratação de trabalhadores dentro do quadro legal”, faz notar.

Outra ideia bastante vincada foi de que “os subsídios à atividade agrícola são na realidade uma compensação indispensável para fazer face à falta de competitividade do setor”.

“Manifestamos a nossa convicção de que a agricultura nacional, além de produzir riqueza, é um setor que deve ser acarinhado na perspetiva de mantermos a autonomia alimentar possível”, defende.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL), organizadora dos Red Bull Big Wave Awards.

onda

Câmara frigorífica convertida em galeria de arte

O Cadaval vai ser palco do inédito evento “Arte no Frio”, iniciativa de Jaime Rodrigues com a colaboração do Município do Cadaval, que consiste num ciclo de exposições de artesanato inusitadamente montadas no interior de uma câmara frigorífica.

frigorifica