Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C

Delegação do Chega – Bombarral preocupada com o setor agrícola

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma delegação do Chega – Bombarral reuniu no passado dia 3 com a direção da Associação de Produtores Agrícolas da Sobrena (APAS), no concelho do Cadaval, para escutar as principais dificuldades do setor agrícola na região e a visão para as ultrapassar.
A delegação reuniu com a direção da Associação de Produtores Agrícolas da Sobrena

“A sistemática burocracia, as dificuldades na obtenção de água de rega e a escassez de mão-de-obra figuram no topo das queixas dos nossos agricultores”, aponta a delegação do Chega.

No que se refere aos problemas decorrentes da carga burocrática destaca-se “o tempo e recursos absorvidos com a multiplicação de pareceres e formalidades exigidos nos processos de licenciamento ou compensações financeiras e a descontinuidade das políticas de investimento e apoio aos agricultores”. “Não é difícil compreender que projetos de investimento a duas décadas convivem mal com constantes alterações das regras”, sublinha.

Segundo a delegação, “os nossos interlocutores da APAS alertam para as dificuldades na captação de água devido ao abaixamento do nível freático que se tem verificado de há uns anos a esta parte”. “O regadio na região Oeste atravessa dificuldades que reclamam soluções de envergadura para que se possa aspirar a manter este setor como uma fonte de riqueza”, sustenta.

Questões relacionadas com a mão-de-obra são também uma preocupação maior no setor, indica a delegação do Chega. “A introdução de técnicas e equipamentos recentes na produção agrícola implicam alguma especialização que é escassa. No período das colheitas de pêras e maçãs a necessidade de muita mão-de-obra por um curto espaço de tempo carece de flexibilização que possibilite agilizar a contratação de trabalhadores dentro do quadro legal”, faz notar.

Outra ideia bastante vincada foi de que “os subsídios à atividade agrícola são na realidade uma compensação indispensável para fazer face à falta de competitividade do setor”.

“Manifestamos a nossa convicção de que a agricultura nacional, além de produzir riqueza, é um setor que deve ser acarinhado na perspetiva de mantermos a autonomia alimentar possível”, defende.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto