Q

Previsão do tempo

9° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 21° C
9° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
9° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 23° C

Delegação do Chega – Bombarral preocupada com o setor agrícola

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma delegação do Chega – Bombarral reuniu no passado dia 3 com a direção da Associação de Produtores Agrícolas da Sobrena (APAS), no concelho do Cadaval, para escutar as principais dificuldades do setor agrícola na região e a visão para as ultrapassar.
A delegação reuniu com a direção da Associação de Produtores Agrícolas da Sobrena

“A sistemática burocracia, as dificuldades na obtenção de água de rega e a escassez de mão-de-obra figuram no topo das queixas dos nossos agricultores”, aponta a delegação do Chega.

No que se refere aos problemas decorrentes da carga burocrática destaca-se “o tempo e recursos absorvidos com a multiplicação de pareceres e formalidades exigidos nos processos de licenciamento ou compensações financeiras e a descontinuidade das políticas de investimento e apoio aos agricultores”. “Não é difícil compreender que projetos de investimento a duas décadas convivem mal com constantes alterações das regras”, sublinha.

Segundo a delegação, “os nossos interlocutores da APAS alertam para as dificuldades na captação de água devido ao abaixamento do nível freático que se tem verificado de há uns anos a esta parte”. “O regadio na região Oeste atravessa dificuldades que reclamam soluções de envergadura para que se possa aspirar a manter este setor como uma fonte de riqueza”, sustenta.

Questões relacionadas com a mão-de-obra são também uma preocupação maior no setor, indica a delegação do Chega. “A introdução de técnicas e equipamentos recentes na produção agrícola implicam alguma especialização que é escassa. No período das colheitas de pêras e maçãs a necessidade de muita mão-de-obra por um curto espaço de tempo carece de flexibilização que possibilite agilizar a contratação de trabalhadores dentro do quadro legal”, faz notar.

Outra ideia bastante vincada foi de que “os subsídios à atividade agrícola são na realidade uma compensação indispensável para fazer face à falta de competitividade do setor”.

“Manifestamos a nossa convicção de que a agricultura nacional, além de produzir riqueza, é um setor que deve ser acarinhado na perspetiva de mantermos a autonomia alimentar possível”, defende.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cascas de caracóis iluminaram procissão

As Luminárias de São José tiveram lugar na noite do passado domingo no Carvalhal, Bombarral, onde as ruas principais da aldeia estiveram embelezadas com cascas de caracóis iluminadas, tradição anual secular.

caracois

“Maria Rendinhas” volta às escolas do 1o ciclo

No final de março a “Maria Rendinhas” e as rendas de bilros voltam às escolas do 1o ciclo e jardins de infância de Peniche com oobjetivo de divulgar e fomentar esta arte junto dos mais pequenos. O programa, realizado em colaboração com os agrupamentos escolares, no...

rendas

“Remember Party” no Sport Club do Bairro

O Sport Club do Bairro (Bairro da Senhora da Luz), em Óbidos, vai realizar mais uma noite temática para relembrar os anos 80,90 e 2000, com muita música e diversão, ao som de DJ Gabi. Integrado no “Há Festa no Bairro!”, o evento, no dia 1 de abril, tem início às...

remeberparty