Q

Previsão do tempo

10° C
  • Sunday 12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
11° C
  • Sunday 12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
11° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Como é que celebrou o Dia Internacional da Mulher?

Patrícia Domingos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Por causa da pandemia, não pode haver ajuntamentos para celebrar o Dia Internacional da Mulher. No entanto é uma data que pode ser assinalada de diversas formas porque o mais importante é refletir o progresso e determinação das mulheres que fizeram e continuam a fazer história. O JORNAL DAS CALDAS falou com algumas mulheres sobre como assinalaram o dia que celebra as conquistas das mulheres nos cenários sociais, políticos e económicos ao longo dos anos.
Carla Paulo, do Bombarral, 35 anos, auxiliar de ação médica e geriatria

1 – Carla Paulo, do Bombarral, 35 anos, auxiliar de ação médica e geriatria

Costumo sempre celebrar o Dia Internacional da Mulher com o meu marido e casais amigos. Este ano devido à pandemia foi diferente. Trabalhar até às 15h00 e depois tive um jantar “pimpão” feito pelo marido. Recebi flores e uns miminhos.

Honestamente não me faz falta assinalar o dia com jantares com muitas mulheres e grandes ajuntamentos, visto que gosto de o passar em família.

2 – Tatiana Alves, de Óbidos, 19 anos, desempregada

Celebro sempre o dia da mulher. Adoro. Este ano fiquei em casa por causa da pandemia, mas se não fosse o confinamento devido à Covid-19 iria celebrar de outra forma, talvez com uma volta pela praia com o meu companheiro e mãe e um jantar num restaurante agradável.

Lamento esta situação toda porque normalmente celebro com a minha mãe e infelizmente ela vai ter de passar sozinha. Mas o mais importante é refletir sobre o simbolismo do dia e que a violência domestica no país acabe.

3 – Olga Freitas, do Painho (Cadaval), 48 anos, taróloga

O Dia Internacional da Mulher tem um significado muito importante para mim. Para mim é dia de festa!

Este ano fiz um bolo e festejei com a família em casa, uma vez que não era permitido sair.

O mais importante é continuar a lutar pelos nossos direitos e refletir sobre a violência doméstica. No entanto, confesso que lamento não ter aproveitado o dia especial para conviver com outras pessoas. Esperemos que em 2022 já se possa celebrar com outras mulheres. Já temos saudades dos momentos de convívio.

4- Beatriz Baião, do Painho (Cadaval), 19 anos, desempregada

Todos os anos, antes da pandemia, celebrava o Dia da Mulher com um jantar num restaurante com outras mulheres da família e amigas.

Este ano passei o dia em casa devido ao confinamento. O meu namorado ofereceu-me uma rosa para celebrar e lembrar o quanto somos únicas.

Lamento realmente não poder estar em convívio com outras mulheres para celebrar. Sei que o verdadeiro significado do Dia Internacional da Mulher não é festas, mas o convívio também é importante para o nosso bem-estar. Espero que brevemente a pandemia acabe para podermos levar a vida normalmente…

5 -Alexandra Urbano, de Óbidos, 46 anos, taróloga e massagista profissional

Todos os anos costumo celebrar o Dia Internacional da Mulher e tenho muito orgulho, pela história e pelo facto de que me orgulho em ser mulher.

Assinalei o dia com a pessoa que me deu vida, a minha mãe. Dançámos e divertimo-nos na nossa casa.

Para mim é um dia importante e aproveitava para conviver. Lamento este ano não poder dançar e jantar fora com amigas, mas devido à pandemia não foi possível. Talvez para o ano possamos festejar. É importante que este dia seja recordado todos os dias.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1